Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia Atos 18:24

“E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras.”

O apóstolo Paulo, após ensinar a Palavra de Deus por um longo período em Corinto, deixou Áquila e Priscila em Éfeso antes de continuar sua jornada missionária (leia Atos 18:18-23). Foi nesse momento que Apolo entrou em cena: um “homem eloquente e poderoso nas Escrituras”, assim é descrito o judeu de Alexandria que chegou a Éfeso. Apolo era um homem instruído e versado nas Escrituras. Sua eloquência e conhecimento profundo do Antigo Testamento o tornavam um pregador fervoroso (leia Atos 18:25).

No entanto, havia uma lacuna em sua compreensão, pois conhecia apenas o batismo de João. Ou seja, Apolo era instruído no Evangelho de Cristo até onde o ministério de João o levou; como o próprio Paulo declarou: “Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo” (Atos 19:4). Foi quando Priscila e Áquila, ao ouvirem sua pregação, perceberam que Apolo estava incompleto em sua mensagem, especialmente em relação ao derramamento do Espírito Santo.

Com sabedoria e discernimento, Priscila e Áquila “o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus” (leia Atos 18:26). Uma vez instruído pelo casal, Apolo partiu para Corinto, onde, com grande veemência, convencia publicamente os judeus, provando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo (Atos 18:28). Assim, Apolo se tornou um sucessor de Paulo na igreja de Corinto, sendo mencionado pelo próprio apóstolo em 1 Coríntios 3:6: “Eu [Paulo] plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.”

Que grande privilégio é ser considerado o sucessor de Paulo! No entanto, é importante notar que, de acordo com a descrição de Lucas no versículo de hoje, Apolo era uma pessoa eloquente e com profundo conhecimento das Escrituras, mas em nenhum momento vemos qualquer resistência da parte dele em ser ensinado por Priscila e Áquila. Isso ressalta não apenas a sua habilidade retórica, mas também a sua humildade.

A humildade pode ser definida como um estado de espírito e coração que reconhece a nossa indignidade diante de Deus e a nossa própria miséria em Sua presença. É acompanhada de uma disposição de agir de acordo com essa percepção. Além disso, a humildade nos protege de comportamentos ambiciosos, arrogantes e insolentes perante os outros, nos lembrando constantemente de que sempre temos algo a aprender.

Como você reage quando precisa voltar atrás e aprender com alguém? Sua atitude é humilde ou insolente?

O exemplo de Apolo, Áquila e Priscila revela tanto a humildade em receber correção e aperfeiçoamento, quanto a importância do aprendizado contínuo, bem como o compartilhar de conhecimento. Devemos buscar, diligentemente, reconhecer diante de Deus a nossa insignificância, ignorância e insuficiência e, consequentemente, a nossa total dependência do Seu poder e sabedoria para nos guiar, capacitar e nos conduzir em tudo o que fizermos, a fim de que o Nome do Senhor seja sempre glorificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Escola Bíblica (Quinta)

“Esperança e Perseverança: As Âncoras da Fé

Estudo Bíblico nos Lares

Evangelho de João – A Encarnação do Verbo

Culto pré-teens

“A vida que você vive tem feito Cristo conhecido?”

Clube Virtude

Nosso Clube + Adolescentes

Escola Bíblica (Domingo)

A Urgência da Missão

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!