Leitura Bíblica: Mateus 27:45-56; Marcos 15:33-41; Lucas 23:44-49; João 19:17-30
Versículo-chave: “Depois de prová-la, Jesus disse: ‘Está consumado’. Então, inclinou a cabeça e entregou o espírito.” (João 19:30 NVT)
Após a celebração da Páscoa, Jesus consolou seus discípulos, demonstrou humildade ao lavar-lhes os pés e intercedeu por eles. Em seguida, partiu para orar no Getsêmani, um jardim que frequentava regularmente.
Jesus foi preso e levado diante do Sinédrio, que procurava uma acusação contra Ele. Posteriormente, foi conduzido diante de Pôncio Pilatos. Nessa ocasião, a multidão, instigada pelos principais sacerdotes, escolheu libertar Barrabás e exigiu a crucificação de Jesus:
“Então o governador perguntou outra vez: ‘Qual dos dois vocês querem que eu lhes solte?’. A multidão gritou em resposta: ‘Barrabás!’. Pilatos perguntou: ‘E o que farei com Jesus, chamado Cristo?’. ‘Crucifique-o!’, gritou a multidão. ‘Por quê?’, quis saber Pilatos. ‘Que crime ele cometeu?’ Mas a multidão gritou ainda mais alto: ‘Crucifique-o!’.” (Mateus 27:21-23 NVT)
Jesus sofreu açoites, escárnios e bofetadas; depois foi crucificado no lugar chamado Calvário. Após todo o sofrimento que passou, incluindo a perda de sangue e a dor extrema, Jesus estava sedento. As Escrituras já haviam predito que Sua língua se grudaria ao seu paladar (Salmos 22:15) e que, quando sentisse sede, lhe dariam vinagre para beber (Salmos 69:21).
“Depois de prová-la”, Jesus proferiu a palavra final: “Tetelestai”, que pode ser traduzida como “Está consumado” ou “Dívida paga, liquidada”. Todas as profecias do Antigo Testamento que apontavam para os sofrimentos do Messias foram cumpridas. A lei cerimonial foi abolida e todas as sombras se dissiparam!
Assim, a libertação do pecado foi consumada, o que nos permite agora ter acesso ao Pai, pois Cristo nos reconciliou com Ele (Romanos 5:1). Com a vitória sobre o pecado, Jesus também venceu a morte. Não precisamos mais temê-la, pois “o pecado era o aguilhão da morte” (1 Coríntios 15:56 NVT). Além disso, Jesus venceu o Diabo, o nosso acusador. Com Sua vitória na cruz, Cristo triunfou de forma completa e definitiva!
“Ele cancelou o registro de acusações contra nós, removendo-o e pregando-o na cruz. Desse modo, desarmou os governantes e as autoridades espirituais e os envergonhou publicamente ao vencê-los na cruz.” (Colossenses 2:14-15 NVT)