Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 9:14-29

Versículo-chave: “‘Se puder?’, perguntou Jesus. ‘Tudo é possível para aquele que crê’.” (Marcos 9:23 NVT)

Quando Jesus, acompanhado por Pedro, Tiago e João, desceram do monte, encontraram os demais discípulos envolvidos em um debate com os mestres da lei, enquanto uma multidão se aglomerava ao redor deles. Assim que a multidão avistou Jesus, cessaram imediatamente a discussão e correram em Sua direção.

Jesus então indagou sobre o motivo daquela contenda. Um pai angustiado se adiantou para relatar sobre seu filho, que estava dominado por um espírito maligno que o impedia de falar. O homem descreveu detalhadamente as crises que o acometiam sempre que o espírito se manifestava e, por fim, falou: “Pedi a seus discípulos que expulsassem o espírito impuro, mas eles não conseguiram” (Marcos 9:18 NVT).

Possivelmente, foi a incapacidade dos discípulos de expulsar o demônio que desencadeou a discussão com os mestres da lei, que questionaram sua legitimidade. Jesus repreendeu a falta de fé dos discípulos e, logo depois, ordenou que trouxessem o menino até Ele. Assim que o espírito maligno viu Jesus, “causou uma convulsão intensa no menino e ele caiu no chão, contorcendo-se e espumando pela boca” (Marcos 9:20 NVT). Então, o pai suplicou que Jesus intervisse, se pudesse.

“‘Se puder?’, perguntou Jesus. ‘Tudo é possível para aquele que crê’.” (Marcos 9:23 NVT)

Neste momento, Jesus não estava afirmando que a fé humana possui um poder sobrenatural por si mesma, mas desejava corrigir a insegurança daquele pai: a questão não era se Jesus podia, mas se o homem confiava. O “tudo é possível” se referia à certeza de que Deus pode agir conforme Sua soberania.

O poder não está na força ou intensidade da crença, mas na Pessoa em quem se crê — o Deus Todo-Poderoso. A frase de Jesus não sugere que qualquer desejo humano será automaticamente realizado, mas destaca que não existem limites para aquilo que Deus é capaz de operar por meio da fé, segundo Seu propósito.

Então, o pai expressou o dilema que tantos discípulos de Cristo já enfrentaram ou estão enfrentando: “Eu creio, mas ajude-me a superar minha incredulidade” (Marcos 9:24 NVT). Queremos acreditar plenamente, mas muitas vezes nos vemos cercados por dúvidas. Portanto, o que Jesus ensinou é que esse “tudo é possível” está sempre submetido à vontade soberana de Deus, e a verdadeira fé consiste em descansar nessa realidade. A resposta de Jesus ao pai do menino continua sendo, para nós, um convite a abandonar a incredulidade e confiar.

Ao perceber que a multidão aumentava rapidamente, Jesus ordenou ao espírito maligno que saísse do menino. O espírito gritou, causou uma última e violenta convulsão no menino e finalmente o deixou, deixando-o como se estivesse morto. Mas Jesus segurou a mão do garoto, ajudando-o a se levantar, e o devolveu ao pai.

Mais tarde, quando estavam a sós com Jesus, os discípulos Lhe perguntaram por que não haviam conseguido expulsar aquele espírito maligno. Jesus explicou que aquela casta (ou espécie) seria expulsa somente mediante a oração. Apesar de já terem testemunhado muitos milagres, os discípulos buscavam os frutos da fé sem cultivá-la adequadamente.

Os discípulos confiaram em suas experiências anteriores — afinal, já haviam expulsado espíritos malignos antes (Marcos 6:13) — mas desta vez se depararam com uma situação mais desafiadora. Jesus não estava afirmando que uma oração naquele instante resolveria o problema, mas estava ensinando que uma vida de comunhão constante com Deus, marcada pela oração, fortalece o discípulo para enfrentar desafios espirituais maiores. Orar demonstra dependência total de Deus, reconhecendo que o poder sobre o mal não está em nós, mas unicamente nEle!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!