Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

Leia Atos 17:1-3

“E passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras, expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.”

O capítulo 17 do livro de Atos descreve o prosseguimento da segunda viagem missionária de Paulo. Como já mencionamos, o apóstolo Paulo foi chamado para ir à Macedônia (leia Atos 16:9). Ele começou em Filipos “e passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica. É gratificante ter o relato de como foram os desafios para a plantação dessa igreja registrado por Lucas em Atos dos Apóstolos; visto que, as duas cartas de Paulo enviada aos tessalonicenses – mais tarde – apresentam características ilustres daqueles que, como igreja, foram transformados pelo Evangelho.

Ao encontrar “uma sinagoga de judeus, Paulo iniciou seu trabalho evangelístico ali. Os judeus acolhiam de bom grado as Escrituras do Antigo Testamento e, portanto, pensavam que tinham justificativa para rejeitar Jesus. Paulo, “por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras”, expondo e demonstrando que as profecias do Antigo Testamento sobre o Messias tornavam necessário “que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos”.

A principal objeção dos judeus em relação a Jesus como Messias era a sua morte indigna, pois a cruz de Cristo era escandalosa para eles (leia 1 Coríntios 1:23), já que não se alinhava com a ideia que haviam formado sobre o Messias. Paulo demonstra de forma incontestável que “este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo” e que não devem esperar por outro.

Sendo o Messias, era necessário que Ele sofresse. Se não tivesse morrido, não poderia ter ressuscitado dos mortos. O próprio Jesus afirmou: “Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E disse-lhes: ‘Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos’” (Lucas 24:26,46). Jesus padeceu por nós; caso contrário, não poderia ter comprado nossa redenção. Era necessário que ele ressuscitasse, caso contrário, não poderia aplicar em nós a remissão dos pecados e a justificação. Como igreja, nosso papel é anunciar Jesus. Ele – o Cristo Poderoso, Redentor, Salvador, Libertador – deve ser o tema central da nossa pregação!

Apesar da breve estadia de Paulo em Tessalônica, as raízes do cristianismo foram profundamente plantadas: “Alguns deles creram e se uniram a Paulo e Silas, bem como uma grande multidão de gregos devotos e muitas mulheres importantes” (Atos 17:4). Como era de se esperar, Paulo e alguns irmãos enfrentaram perseguição por parte dos judeus desobedientes e dos moradores da cidade (leia Atos 17:5-9). Posteriormente, o apóstolo escreveu duas cartas – a Primeira e a Segunda aos Tessalonicenses – enaltecendo a transformação e o exemplo desses irmãos para todas as outras igrejas (leia 1 Tessalonicenses 1:5-7). Soli Deo gloria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.