Leia Efésios 2:18
“Porque por Ele [Jesus] ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.”
O versículo de hoje nos inspira a aproximarmos com confiança diante do trono da graça de Deus por meio da oração, pois temos acesso ao Pai através de Jesus, o Cristo! No contexto, o apóstolo Paulo destaca a reconciliação daqueles que estavam em estado de inimizade. Uma significativa hostilidade existia entre judeus e gentios, refletindo a inimizade entre Deus e cada pessoa não regenerada.
Existe uma inimizade entre Deus e os pecadores, que foi destruída por Cristo, que veio para reconciliá-los com Deus:
“Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.” (Efésios 2:15,16)
Jesus Cristo é agora a nossa paz (Efésios 2:14), alcançando-a através de seu próprio sacrifício na cruz e desfazendo a inimizade em sua carne. Paulo continua a revelar os grandiosos privilégios que judeus e gentios desfrutam pela mediação de Jesus, que veio proclamar a paz tanto para aqueles que estavam distantes quanto para os que estavam próximos:
“E, vindo, Ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto…” (Efésios 2:17)
Ao “evangelizar a paz”, Jesus publicou os termos da reconciliação com Deus e da vida eterna. O resultado dessa paz é o livre acesso que judeus e gentios possuem diante de Deus:
“Porque por Ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.”
Em nome de Cristo e por meio de sua mediação, temos acesso à presença de Deus; e assim, temos a oportunidade e a liberdade de nos aproximarmos do trono da graça, cujo acesso é concedido pelo Espírito Santo. Cristo, “pelo novo e vivo caminho nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne” (Hebreus 10:20).
Portanto, temos acesso ao Pai, pois…
“Já não somos estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também juntamente somos edificados para morada de Deus em Espírito.” (Efésios 2:19-22)
Soli Deo Gloria!