Leitura Bíblica: Marcos 14:27-31
Versículos-chave: No caminho, Jesus disse: ‘Todos vocês me abandonarão’, pois as Escrituras dizem: ‘Deus ferirá o pastor, e as ovelhas serão dispersas’. ‘Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês à Galileia’.” (Marcos 14:27-28 NVT)
Marcos relata que, após a Ceia, Jesus e os discípulos “cantaram um hino e saíram para o monte das Oliveiras” (Marcos 14:26 NVT). No caminho, Jesus, fazendo menção ao profeta Zacarias, anuncia aos discípulos: “Todos vocês me abandonarão” (Mateus 14:27 NVT; Zacarias 13:7).
“Pedro declarou: ‘Mesmo que todos os outros o abandonem, eu jamais farei isso’. Jesus respondeu: ‘Eu lhe digo a verdade: esta mesma noite, antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes’.” (Marcos 14:29-30 NVT)
Talvez essas palavras nos causem espanto. Porém, antes de condenarmos a reação de Pedro, é importante considerarmos a postura do próprio Cristo. Em Sua sabedoria infinita, Ele já conhecia cada erro do Seu povo e, mesmo assim, demonstrou misericórdia como nosso Sumo Sacerdote.
Jesus sabia que, antes de sermos transformados, estávamos mortos em delitos, pecados e culpa, mas ainda assim Ele nos amou. Tomou sobre Si os nossos pecados, nos justificando completamente e apagando nossas culpas. Apesar de ter declarado com clareza – “todos vocês me abandonarão” e, que, além disso, Pedro O negaria três vezes (Marcos 14:30), os discípulos afirmaram, com convicção, que nunca fariam isso!
“Pedro, no entanto, insistiu enfaticamente: ‘Mesmo que eu tenha de morrer ao seu lado, jamais o negarei!’. E todos os outros discípulos disseram o mesmo.” (Marcos 14:31 NVT)
Após dizer que Pedro O negaria três vezes, e ouvir Pedro duvidando do que Ele havia dito, Jesus não se irritou, nem pediu que Pedro fosse embora. Como discípulos de Cristo, precisamos aprender a ser mais compreensivos uns com os outros, evitando julgar alguém como distante da graça de Deus por causa de suas falhas.Afinal, todos nós necessitamos diariamente da direção e do socorro do Espírito Santo para resistirmos às tentações.
“Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês à Galileia.” (Marcos 14:28 NVT)
Os discípulos estavam tão preocupados em contradizer Jesus, que não atentaram ao fato de que Ele anunciara abertamente a Sua ressurreição. Por isso, no momento da Sua prisão, de fato, todos os discípulos abandonaram Jesus e fugiram (Marcos 14:50). Quando Ele foi pregado na cruz, os discípulos quase perderam toda a esperança. E, mesmo após Sua ressurreição, os discípulos demoraram a crer, embora o Senhor tivesse falado sobre isso várias vezes.
Portanto, devemos estar vigilantes! Muito frequentemente temos essas mesmas atitudes: lemos a Bíblia, ouvimos bons e edificantes sermões aos domingos, mas raramente nos lembramos de um só passagem, como se nunca tivéssemos lido ou ouvido! E, quando o tempo de tristeza, enfermidade, perdas, luto e aflição chega, estamos completamente despreparados e muitos perdem a esperança.
Que o Senhor nos conceda uma compreensão profunda da Sua Palavra! Que possamos refletir em cada parte com a devida atenção, sem deixar escapar nenhuma verdade preciosa. Que essa verdade seja um firme alicerce para os dias que virão! E que a nossa oração diária seja: “Sustenta-me, Senhor, pois só assim estarei seguro!”