Leia Lucas 17:5:
“Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé.”
Você já pediu ao Senhor para acrescentar fé ao seu coração por meio da oração? Essa é uma oração que sempre surge em resposta à Palavra de Deus.
Um “cristão” nominal pode ouvir a Palavra e se orgulhar de ter ouvido renomados professores e pregadores. Ele pode até ouvir duas pregações por dia, todos os dias, e ainda assim permanecer morto espiritualmente. Já o cristão regenerado compreende a mensagem e se avalia de acordo com o que ouve. Ele, muitas vezes, é convencido de seus pecados e os lamenta. Ele se submete à avaliação da Palavra de Deus e, ao final, percebe que ainda está longe de ser o que deveria, duvidando sinceramente de sua profissão de fé. Ele é ferido pela Palavra, como uma espada de dois gumes, levando-o a clamar: “Miserável homem que eu sou!” (leia Romanos 7:24)
O mesmo se aplica à oração. Um cristão nominal pode orar em público com a simples intenção de agradar seus ouvintes. Já o cristão regenerado muitas vezes é incapaz de fazer algo mais do que clamar: “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” (leia Lucas 18:13). É importante examinarmos nossos corações urgentemente e distinguirmos entre a aptidão natural de fazer “boas” orações e o verdadeiro espírito de súplica, entre o recitar de meras palavras e os gemidos inexprimíveis.
Sempre que nos encontrarmos falhos em ouvir a Palavra e praticar a disciplina da oração, devemos clamar ao nosso Senhor: “Acrescenta-nos a fé!“