Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Tiago

Leitura Bíblica: Tiago 2:14-17

Versículo-chave: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” (Tiago 2:17 NVT)

Por que destacamos com tanta ênfase o valor da fé? Porque, de acordo com as Escrituras, o ser humano pecador é resgatado pela fé, que é um dom concedido por Deus (Efésios 2:8-9); o justo vive pela fé (Romanos 1:17). Além disso, sem fé, é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6); e tudo aquilo que é realizado sem fé é considerado pecado (Romanos 14:23). A fé, portanto, é a convicção firme na veracidade, inerrância e infalibilidade da Palavra de Deus.

Assim, a fé não deve se restringir a uma certeza teórica, mas precisa ser comprovada por uma vida de santidade e pela prática da devoção. Tiago, inspirado pelo Espírito, ensina-nos de que a fé sem obras é inútil:

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: ‘Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos’; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?” (Tiago 2:14-16 NVT)

Esse exemplo nos leva a refletir se a nossa fé se limita apenas ao aspecto intelectual — isto é, concordar com verdades bíblicas — mas sem produzir mudança prática. A fé verdadeira se revela não apenas em discursos, mas em atitudes visíveis. Se nos deparamos com um irmão em dificuldade, não basta expressar palavras de compaixão; é indispensável agir de modo concreto para suprir suas necessidades.

“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” (Tiago 2:17 NVT)

Como discípulos de Cristo, somos chamados não apenas a crer nEle, mas também a viver de tal forma que nossas atitudes testifiquem nossa fé. Alimentação e vestimenta são necessidades essenciais, e como cristãos devemos expressar nossa fé atendendo as necessidades do próximo, lembrando-nos de que: “Enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” (Gálatas 6:10 NVT). Dessa forma, sem práticas que revelem uma vida entregue a Deus e ao serviço do próximo, a fé “é morta em si mesma”.

Importante destacar que ninguém é salvo pelas obras, a salvação é um dom gratuito de Deus, recebido mediante a fé em Jesus:

“Pois todos pecaram e não alcançam o padrão da glória de Deus, mas Ele, em sua graça, nos declara justos por meio de Cristo Jesus, que nos resgatou do castigo por nossos pecados.” (Romanos 3:23-24 NVT)

Todavia, se a nossa fé em Cristo se resume a apenas dizer que cremos, Tiago adverte: “até os demônios creem, e tremem de medo” (Tiago 2:19 NVT). Se a fé não se traduz em atitudes que expressem amor e misericórdia pelo próximo, ela se torna inútil. A fé salvífica é transformadora e nos conduz a amar de maneira prática:

“Sabemos o que é o amor porque Jesus deu sua vida por nós. Portanto, também devemos dar nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tem recursos suficientes para viver bem e vê um irmão em necessidade, mas não mostra compaixão, como pode estar nele o amor de Deus? Filhinhos, não nos limitemos a dizer que amamos uns aos outros; demonstremos a verdade por meio de nossas ações.” (1 João 3:16-18 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!