Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia 1 Tessalonicenses 5:6

Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios.”

O capítulo 5 da primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses inicia com uma declaração significativa do apóstolo: ele enfatiza que a vinda de Cristo é certa, mas não é necessário indagar sobre o tempo exato de Sua vinda (leia 1 Tessalonicenses 5:1).  Jesus mesmo já havia afirmado: “daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai” (Mateus 24:36).

Paulo relata que a vinda de Cristo será repentina, apanhando a maioria das pessoas de surpresa (leia 1 Tessalonicenses 5:2). Esse fato é bem conhecido pelos cristãos, ou pelo menos deveria ser, pois o Senhor ensinou: “O Filho do Homem virá à hora em que vocês não esperam” (Mateus 24:44). Em Marcos 13:35,36 também está escrito: Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.

Além disso, Paulo já havia instruído os tessalonicenses a respeito da imprevisibilidade da vinda de Cristo, expressa na imagem de um “ladrão na noite” (leia Mateus 24:43; 2 Pedro 3:10). Assim, compreender essa realidade é mais proveitoso do que conhecer o momento exato, pois essa consciência nos incentiva a permanecer alerta e preparados para o seu retorno.

Paulo afirma que o dia da vinda de Cristo será de angústia para os incrédulos, acarretando a inevitável destruição deles (leia 1 Tessalonicenses 5:3). Por outro lado, o apóstolo descreve o conforto que os justos terão nesse dia (leia 1 Tessalonicenses 5:4,5). Ele explica que os que estão em Cristo não vivem nas trevas, mas são filhos da luz. Eles não estão em um estado de pecado e ignorância, mas vivem sob Evangelho, que traz vida e incorruptibilidade à luz (leia 2 Timóteo 1:10). A grande vantagem dos salvos é que não serão surpreendidos como aqueles que são pegos de surpresa, pois já receberam um alerta solene:

“Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios.”

Vigilância e sobriedade são imperativos complementares. Diante do contexto de diversas tentações, a falta de sobriedade, sem dúvida, resultaria em uma diminuição da vigilância. Assim, não podemos nos permitir ser negligentes nem tolerar sono ou preguiça espirituais. Pelo contrário, precisamos permanecer vigilantes contra o pecado e as tentações. Da mesma forma, devemos exercer moderação, controlando nossos desejos e apetites naturais – como comida, bebida e todas as outras coisas temporais – dentro de limites saudáveis. Que “a nossa equidade seja notória a todos os homens, porque perto está o Senhor” (Filipenses 4:5).

Além disso, tenhamos em mente as palavras de Jesus:

“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.” (Lucas 21:34-36)

Em outras palavras, não nos tornemos imersos na insensatez e nem nos cuidados da vida que tanto nos oprimem, mas olhemos para o Senhor com a mente sóbria e vigilante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!