Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia Tiago 5:12

“Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.”

Tiago, ao abordar o tema dos juramentos, certamente tinha em mente as palavras de Jesus proferidas no Sermão do Monte:

“Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: ‘Sim, sim’; ‘Não, não’; porque o que passa disto é de procedência maligna.” (Mateus 5:34-37)

Ao utilizar a expressão “mas, sobretudo”, Tiago enfatiza que evitar juramentos não era apenas uma recomendação secundária; ele estava enfatizando que, independentemente das demais ações, as pessoas não deveriam se entregar a juramentos desse tipo. Isso porque, ao fazê-lo, estariam tropeçando no uso da língua e assim estariam pecando (leia Tiago 1:26).

Assim como Jesus, Tiago não estava se referindo aos juramentos realizados em contextos legais, como em tribunais. Ele mencionou especificamente as proibições – “não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento” – porque os fariseus permitiam juramentos por praticamente qualquer coisa, exceto pelo nome de Deus. Esses juramentos eram usados para dar maior credibilidade às palavras proferidas, mas, na verdade, levantavam dúvidas sobre a honestidade e sinceridade de quem jurava (ver Mateus 23:16-22).

A palavra direta e sincera transmite muito mais honestidade, evitando exageros e conversas desnecessárias, além de prevenir situações que poderiam, posteriormente, causar constrangimentos e embaraços (leia Provérbios 11:3; 20:7). Quando um cristão recorre a juramentos levianos, as pessoas tendem a desconfiar de sua palavra, inclusive, quando ele testemunha sobre o Evangelho de Cristo.

O cerne da questão é a integridade de nossas palavras; não há necessidade de jurar por algo para validar aquilo que dizemos. O cristão não deve recorrer a artifícios, como juramentos, para evitar situações desconfortáveis. Em qualquer circunstância, o bom testemunho cristão deve prevalecer: diante da perseguição, devemos perseverar; em meio à aflição, evitamos a murmuração; em todo tempo, sejamos pessoas confiáveis

“…para que não caiamos em condenação.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

IV Conferência Crianças em Cristo

Cristo, a Esperança da Glória

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.