Leia Tiago 5:10
“Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.”
Tiago usou os profetas como outro exemplo para falar sobre a importância de exercitarmos a paciência em tempos de provação. Estes homens foram escolhidos por Deus, ouviram Sua voz e falaram em Seu nome, mas também passaram por dificuldades. Eles enfrentaram desafios inimagináveis e demonstraram grande perseverança ao passar pelas provações.
Isaías, por exemplo, não foi ouvido por seu povo; o profeta Jeremias foi preso e maltratado por pregar a verdade; Daniel foi banido de sua terra natal e enfrentou pressões desde jovem; enquanto Ezequiel também foi intensamente perseguido. Estes eventos foram denunciados por Estêvão diante daqueles que faziam parte do Sinédrio, enfatizando como os pais deles perseguiram e até mataram os profetas que anunciaram a vinda de Jesus:
“A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas.” (Atos 7:52)
Jesus também nos alertou que, assim como os profetas, enfrentaríamos perseguições:
“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” (Mateus 5:11,12)
Diante dessas evidências e advertências claras, não devemos duvidar do amor de Deus durante nossos momentos de sofrimento, pois aqueles que O serviram anteriormente também passaram por aflições. Sejamos pacientes!
Como Tiago mencionou “Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso” (Tiago 5:11). O propósito final de Deus ao permitir que Jó fosse provado não foi apenas restaurar sua saúde e riqueza, mas também revelar-se como um Deus cheio de bondade e misericórdia.
Por isso, nossa paciência durante as provações também deve servir como um testemunho poderoso do evangelho para todos ao nosso redor. Quanto mais nos aprofundamos na Palavra de Deus, mais conhecemos a Deus. E à medida que O conhecemos melhor, somos consolados em nossas tribulações.
Portanto, como agricultores, devemos continuar trabalhando enquanto esperamos “o fruto precioso” da vinda do nosso Senhor; e como os profetas, devemos continuar testemunhando, mesmo que as provações se intensifiquem.
Pois, como está escrito:
“Todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” (2 Timóteo 3:12)