Leia Tiago 5:7,8
“Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.”
Tiago agora direciona sua atenção dos ricos para os pobres, que estavam sendo oprimidos, ofertando palavras encorajadoras. Assim como nós, eles também deveriam cultivar paciência diante das adversidades, pois sabem que é ao Senhor que servimos, e que dEle vem o socorro e o consolo.
No início de sua carta, Tiago afirma aos cristãos dispersos que a recompensa para a perseverança é a coroa da vida:
““Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” (Tiago 1:12)
O apóstolo também apresenta a razão para nossa paciência: “a vinda do Senhor está próxima!”. Mas como podemos ser pacientes até a chegada do Senhor? Tiago nos orienta a seguir o exemplo do agricultor:
“Eis que o agricultor espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.” (Tiago 5:7)
O agricultor escolhe cuidadosamente a semente, o campo, o tempo e as condições ideais para o plantio. Ele observa a semente germinar, crescer, florescer e frutificar. No entanto, ele não tem controle sobre as chuvas; o excesso ou a falta delas podem prejudicar a colheita. O agricultor confia no processo natural, pois é Deus quem faz a semente brotar, crescer e frutificar:
“O Reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como.” (Marcos 4:26,27)
O agricultor espera com paciência porque o fruto é valioso. Da mesma forma, Tiago compara o cristão a um agricultor buscando uma colheita espiritual e nos encoraja:
“Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.”
Nosso coração é o solo, a Palavra de Deus é a semente, e nossa paciência frutifica quando enfrentamos provações:
“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” (Tiago 1:2-4)
Portanto, devemos cuidar do solo de nossos corações, evitando queixas uns contra os outros, pois o Juiz está às portas (leia Tiago 5:9). Em vez de impaciência, devemos lembrar que Deus está trabalhando em nós, fortalecendo nossos corações, pois “porque já a vinda do Senhor está próxima!”.
Sejamos pacientes!