Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

Leia Mateus 18:32,33

“Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: ‘Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?’.”

Os versículos-chave de hoje fazem parte da Parábola do Credor Incompassivo (leia Mateus 18:23-35) cujo objetivo é destacar a importância da compaixão e do perdão. Jesus a utiliza para comparar o Reino dos Céus a um rei que desejava acertar as contas com seus servos. Um desses servos lhe devia uma significativa quantidade de prata: equivalente a dez mil talentos (sendo que um talento representa trinta e cinco quilos).

Devido à alta dívida e à incapacidade do servo em pagá-la, o rei tomou a decisão de vender não apenas o servo, mas também sua esposa e filhos, juntamente com todos os seus bens, para liquidar a dívida. O servo, desesperadamente, implorou por misericórdia ao rei que, não apenas atendeu o pedido, mas perdoou a dívida por completo, deixando seu servo livre.

Entretanto, a história toma um rumo diferente quando o servo perdoado encontra um de seus conservos que lhe devia cem denários (uma moeda de prata equivalente à diária de um trabalhador braçal). Ao contrário do rei misericordioso, o servo perdoado se mostrou implacável, sufocando seu conservo devedor e exigindo o pagamento imediato da dívida. Diante da angústia do conservo, o servo perdoado não demonstrou compaixão; ao invés disso, ordenou que seu conservo fosse lançado na prisão até que a dívida fosse quitada.

Quando o rei tomou conhecimento deste fato, chamou o servo perdoado à sua presença e o repreendeu, dizendo:

“Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?’.”

Após repreendê-lo, o senhor entregou aquele servo aos atormentadores até que pagasse tudo o que devia. Para finalizar, Jesus nos adverte que, da mesma forma, seremos tratados se não perdoarmos sinceramente as ofensas que sofremos. Ele nos alerta que muitas vezes agimos como o servo perdoado na parábola: sabemos como implorar e receber misericórdia, mas somos relutantes em conceder misericórdia aos outros.

A dívida imensa perdoada pelo rei na parábola serve como uma ilustração vívida da imensurável dívida de pecados que todos nós temos diante de Deus. Nenhum de nós seria capaz de pagar essa dívida por conta própria. No entanto, em Cristo Jesus, Deus perdoou todos os nossos pecados. Na cruz, Jesus pagou o preço pelo pecado e anulou completamente a dívida que tínhamos diante de Deus (leia Colossenses 2:13,14).

Então, cabe a cada pecador perdoado sempre agir sob a base da misericórdia perdoadora; pois o mínimo que se espera daquele que foi perdoado é que também demonstre perdão. Por parte de quem foi perdoado, não deveria haver dificuldade para perdoar.

“E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.” (Marcos 11:25,26)

Sejamos compassivos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.