Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

Leia Mateus 6:8

“Vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lhe pedirdes.”

Jesus continua a instruir seus discípulos sobre a importância da sinceridade em nossas atitudes e disciplinas espirituais e, agora, começa a ensinar sobre a oração. Embora a oração sempre tenha ocupado um lugar de destaque na vida judaica, Jesus ressalta que o lugar e a posição usada não são o ponto mais importante. Ao invés disso, Ele enfatiza sobre os motivos da prática da oração:

“E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.” (Mateus 6:5)

Aqueles que oram com intenções egoístas já receberam sua recompensa, assim como aqueles que fazem boas obras com motivos equivocados. Jesus orienta seus discípulos a não buscarem glória para si, antes, deveriam:

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6:6)

É importante notar que Jesus não proíbe a oração pública, mas destaca a diferença entre orar publicamente e buscar a aprovação dos outros, em contraposição à oração privada e sincera. Quem muito ora em público, e pouco ora no privado, deve examinar seu próprio coração, pois pode ser que esteja mais interessado no louvor dos homens do que em agradar a Deus.

A oração deve ocupar um lugar central na vida de um cristão e sabendo disso, Jesus continua a dar orientações valiosas sobre essa disciplina tão importante:

“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lhe pedirdes.” (Mateus 6:7-8)

Jesus também não está condenando a oração longa ou toda repetição, pois Ele mesmo fez orações longas (leia Lucas 6:12), repetiu-se em oração (leia Mateus 26:44) e ensinou por meio de uma parábola que seus discípulos “devem orar sempre e não desanimar” (leia Lucas 18:1). Sua advertência é para evitar orações repetitivas e vazias, baseadas na falsa crença de que quanto mais palavras, mais as orações são eficazes.

Porque “nosso Pai sabe o que nos é necessário, antes de lhe pedirdes”.  Nesse sentido, muitos questionam o propósito da oração e perguntam: “Se o Pai sempre sabe… por que orar?”. A oração não é uma tentativa de persuadir Deus a mudar Sua vontade; na verdade, é o meio pelo qual Deus molda nossa vontade para alinhá-la com a dEle. Mais do que alterar circunstâncias, a oração transforma aqueles que oram.

Reflita, por um momento, na instrução do Senhor para orar pelos nossos inimigos. Já pensou sobre o porquê? Isso ocorre porque, por meio da oração, Deus trabalha em seu coração, levando-o a amar seus inimigos. A oração não muda o inimigo; ela muda você. A oração não visa mudar a Deus, que já “é benigno até para com os ingratos e maus” (leia Lucas 6:35); a oração muda você! Além disso, a oração não é um meio de exigir respostas de Deus, mas uma maneira de nos amoldarmos à Sua vontade que é boa, perfeita e agradável, a fim de que possamos obedecer-Lhe com alegria.

Portanto, ore não para que Deus ouça você, mas para que você ouça e obedeça a Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.