Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Tiago

Leitura Bíblica: Tiago 1:5-8

Versículo-chave: “Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a nosso Deus generoso, e receberá. Ele não os repreenderá por pedirem.” (Tiago 1:5 NVT)

No devocional anterior, aprendemos que as provações devem ser consideradas como motivo de grande alegria, pois elas têm como finalidade tornar-nos cristãos maduros e íntegros (Tiago 1:2-4). Tiago tinha consciência de que, em meio às lutas, uma das primeiras coisas que nos falta é a sabedoria – o discernimento que nos capacita a fazer boas escolhas: como agir, como responder e como glorificar a Deus, mesmo em meio ao sofrimento.

Não deveríamos orar tanto para que a provação fosse retirada, mas sim para termos entendimento de como aproveitá-la de forma correta. Possuir sabedoria nos dias de angústia é um presente especial do Senhor e, por isso, devemos buscá-la nEle:

“Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a nosso Deus generoso, e receberá. Ele não os repreenderá por pedirem.” (Tiago 1:5 NVT)

Tiago declara com firmeza que Deus dará essa sabedoria a quem lhe pedir. A base dessa confiança está no caráter do próprio Deus: “peça a nosso Deus generoso, e receberá”. Sua generosidade revela que Ele é um Pai que sempre provê além do que precisamos. Mais do que isso, o Senhor não nos repreende por pedir, ao contrário, Ele a distribui de forma abundante a todos os que a buscam, pois Ele mesmo é a fonte da sabedoria.

Contudo, ao pedir, é necessário ter a atitude correta:

Tiago declara com firmeza que Deus dará essa sabedoria a quem lhe pedir. A base dessa confiança está no caráter do próprio Deus: “peça a nosso Deus generoso, e receberá”. Sua generosidade revela que Ele é um Pai que sempre provê além do que precisamos. Mais do que isso, o Senhor não nos repreende por pedir, ao contrário, Ele a distribui de forma abundante a todos os que a buscam, pois Ele mesmo é a fonte da sabedoria.

Contudo, ao pedir, é necessário ter a atitude correta:

“Mas, quando pedirem, façam-no com fé, sem vacilar, pois aquele que duvida é como a onda do mar, empurrada e agitada pelo vento.” (Tiago 1:6 NVT)

As pessoas instáveis creem que Deus as guiará em certa direção, mas ao mesmo tempo depositam confiança em soluções humanas que podem conduzi-las ao oposto. A imagem é de uma onda do mar “empurrada e agitada pelo vento”: pedem, mas ao mesmo tempo desconfiam. Dentro de si, imaginam que Deus talvez não responda por causa da intensidade da provação e, por isso, recorrem a outros meios para vencer, em vez de simplesmente buscar sabedoria.

Além disso, quem duvida “tem a mente dividida e é instável em tudo que faz” (Tiago 1:8 NVT). A instabilidade não é apenas algo momentâneo; na realidade, essa duplicidade de visão invade e desorganiza toda a vida da pessoa. Ou seja, ter o coração dividido nos conduz a ser vacilantes em tudo o que realizamos. Por isso, é sábio considerar que o aprendizado de se alegrar em qualquer situação nos conduz, de maneira inversa, a uma vida de estabilidade.

Deus, de fato, é generoso, mas não atenderá à oração de um cristão inconstante que busca respostas em lugares fora de Seu caráter. Afinal, “somos obra-prima de Deus, criados em Cristo Jesus a fim de realizar as boas obras que Ele de antemão planejou para nós” (Efésios 2:10 NVT). Portanto, a única solução segura para encontrarmos a genuína sabedoria é clamar ao Senhor e confiar que Seus caminhos sempre cooperam para o nosso bem (Romanos 8:28-29).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!