Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia Romanos 6:12,13

 “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.”

Há um equívoco comum entre os cristãos ao considerarem a santificação como sendo idêntica à justificação, entendendo-a como um ato imediato de Deus, pelo qual nos tornamos perfeitamente santos em pensamento e comportamento, resultando na ideia de que os cristãos verdadeiros nunca mais pecam. Daí a necessidade de refletir sobre a distinção entre esses termos.

A justificação consiste em receber a retidão de Cristo, que é imputada a nós como o único meio de satisfazer a perfeita justiça de Deus. Somente pela fé, podemos compreender a substituição de Cristo em nosso lugar, no qual Ele tomou sobre Si os nossos pecados e nos concedeu Sua justiça eterna (leia Romanos 4:25; 5:16-18). Fomos justificados!

A santificação é descrita na Bíblia como um processo de crescimento no qual o cristão, de forma progressiva, passa a pensar e se comportar de maneira agradável a Deus, conformando à semelhança de Cristo. Nesse sentido, podemos entender a santificação em dois sentidos: santificação definitiva e santificação progressiva.

A santificação definitiva diz respeito à libertação instantânea do domínio do pecado no recém-convertido, que é atraído pela graça de Deus. Nesse momento, ele é automaticamente transportado, por Deus, “das trevas à luz” (leia Colossenses 1:13). Ou seja, fomos santificados por Deus!

A santificação progressiva refere-se ao crescimento gradual do cristão em conhecimento e santidade, uma vez que, tendo sido regenerado por Deus (leia João 3:6,7; 5:21), ele agora pode progredir em santidade tanto em seus pensamentos quanto em suas ações. Por isso, a exortação do apóstolo Paulo:

“Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.”

Várias passagens bíblicas reforçam a ideia de que alguém que é nascido de Deus não continuará no pecado, mas não significa que ele nunca mais pecará (leia 1 João 1:8; 2:1; 3:9). Ou seja, uma pessoa regenerada apresentará uma transformação, mas isso não implica em perfeição absoluta. Porém, seu objetivo deve ser um claro afastamento do pensamento e estilo de vida ímpios para um viver santo e separado, exclusivamente para Deus. A santificação, portanto, representa uma luta constante contra o pecado (leia Hebreus 12:4), mas uma luta que pode ser vencida por aqueles que foram justificados e santificados por Deus.

Em Cristo, é possível resistir ao pecado, pois não é mais nosso senhor, e não precisamos mais obedecer-lhe; fomos libertos! No entanto, o crescimento é essencial, e progrediremos em santificação quando nos reconhecermos verdadeiramente como “mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus” (leia Romanos 6:11). Vivendo dessa forma, buscaremos “crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo”, sempre lembrando que somente “a Ele será dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém!” (2 Pedro 3:18).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!