Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia Efésios 2:10

 “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”

Uma verdade essencial, que jamais deve ser esquecida é:

Deus sempre rejeitará qualquer obra em que alguém baseie sua esperança de salvação.

Em Gálatas 2:16 (leia), fica claro que nenhuma carne será justificada pelas obras da lei. A salvação é um ato exclusivo de Deus, como é evidente em Romanos 8:32: “aquele que não poupou nem mesmo a seu próprio Filho, antes o entregou por todos nós”. Portanto, qualquer motivo que leve o homem a se vangloriar diante de Deus é excluído (leia Romanos 3:27; 4:5; 1 Coríntios 1:31). Não somos salvos por nossas obras, mas somos salvos para as boas obras!

É indiscutível que as boas obras não são um requisito para a salvação, mas são de extrema importância, pois fomos criados por Deus com o propósito de praticá-las. Veja: “porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras”. Nós somos a obra de Deus, o resultado de Sua criação (leia Salmos 100:3). Devemos nossa existência inteiramente a Ele, pois à parte dEle nada somos e nada podemos fazer.

Além de nos criar, Deus também predispõe seus eleitos salvos para realizar as boas obras “as quais Ele preparou”. Em primeiro lugar, Deus nos deu Seu Filho, em quem as boas obras encontram sua expressão mais gloriosa (leia Lucas 24:19). Cristo não apenas nos habilita a praticar boas obras, mas também é nosso exemplo para que andemos nelas (leia João 13:14,15; 1 Pedro 2:21).

Em segundo lugar, Deus nos concede o dom da fé em Seu Filho. A fé é um presente de Deus (leia Efésios 2:8). Ao nos dar a fé, o Senhor nos prepara para as boas obras, pois elas são o fruto da fé. É por isso que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6), pois só podemos agradá-Lo por meio de nossas obras, que são manifestadas pela fé.

Embora as boas obras sejam o resultado da ação de Deus em nós, também são uma responsabilidade humana. Esses dois aspectos são inseparáveis e não se anulam mutuamente. Fomos criados em Cristo Jesus com o propósito de realizar as obras que Deus preparou de antemão, “para que andássemos nelas”. Quando estamos verdadeiramente envolvidos em uma tarefa, podemos dizer que estamos “caminhando” nela. Portanto, devemos nos dedicar e nos ocupar com as boas obras. Que obras são essas?

Para compreender melhor, podemos ilustrar a salvação usando a figura de uma árvore em pleno florescimento, onde as boas obras são simbolizadas pelos seus frutos, não pelas raízes ou pelo tronco. Jesus requer de nós que produzamos frutos, mais frutos e muitos frutos. Em outras palavras, os frutos dependem da árvore, e não o contrário. Como está escrito:

“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:4,5).

Fica evidente, então, que as boas obras são um reflexo do nosso relacionamento com Cristo. Para que elas sejam verdadeiramente boas, precisam brotar de um coração regenerado e serem fruto da fé. E, porque somos membros de um mesmo Corpo, devemos “considerar uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras” (leia Hebreus 10:24; Gálatas 5:22-24), para glória de Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Estudo Bíblico nos Lares

Evangelho de João – A Encarnação do Verbo

Bazar da IBEC

Roupas novas e com pequenos defeitos da marca Valentim

Culto dos Adolescentes

#naigreja

Culto de Jovens + Comunhão

Jovens em Cristo

Encontro de Moças em Cristo

Você é uma boa amiga?

Reavivados em Cristo

“Saúde e Bem-estar”

Reunião Geral JAMEC

Convocação a todos

Natal no Sertão UAI

Viagem Missionária

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!