Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Tiago

Leitura Bíblica: Tiago 3:17-18

Versículo-chave: “Mas a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura. Também é pacífica, sempre amável e disposta a ceder a outros. É cheia de misericórdia e é o fruto de boas obras. Não mostra favoritismo e é sempre sincera.” (Tiago 3:17 NVT)

Anteriormente, refletimos sobre o falso tipo de sabedoria, que não procede do céu, mas é apenas terrena e limitada à natureza humana. Em oposição completa, Tiago apresenta a sabedoria verdadeira.

Ela é, “antes de tudo, pura”, isto é, livre de intenções egoístas, não busca reconhecimento pessoal nem se deixa contaminar por impurezas. Enquanto a sabedoria do mundo nos prende às coisas materiais, “a sabedoria que vem do alto” nos direciona a Deus e à busca pela santidade que reflete o Seu caráter:

“Felizes os que têm coração puro, pois verão a Deus.” (Mateus 5:8 NVT)

A sabedoria verdadeira “também é pacífica”. Não provoca disputas, rivalidades ou brigas; não se deixa influenciar por inveja ou divisões, mas é santificada e imune às corrupções do mundo. Além disso, é “sempre amável e disposta a ceder a outros”. Transborda misericórdia e produz frutos de boas obras. Não faz acepção de pessoas “e é sempre sincera”.

Ela é equilibrada e apta a instruir. Expressa-se em obras práticas de bondade, revelando uma compaixão profunda pelos necessitados e disposição constante em socorrer os que sofrem. Seu fundamento é a verdade, e não as pressões da sociedade ou conveniências passageiras. “A sabedoria que vem do alto” é legítima, não oculta motivações egoístas com aparência de virtude.

Esse conjunto de qualidades evidencia que a sabedoria genuína é um estilo de vida, não apenas uma forma de pensar. Ela vem do alto como presente divino:

“Pois o Senhor concede sabedoria; de sua boca vêm conhecimento e entendimento.” (Provérbios 2:6 NVT)

Ela transforma o caráter, gera frutos de justiça e promove a paz, em contraste direto com a sabedoria “terrena, mundana e demoníaca” (Tiago 3:15 NVT). Assim, Tiago conduz ao ensinamento de que “aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e ajuntarão uma colheita de justiça” (Tiago 3:18 NVT). Dessa forma, conclui-se o contraste entre as duas formas de sabedoria e os resultados que delas procedem. Portanto, nossa colheita demonstrará a fonte da nossa sabedoria: se é terrena ou vem do alto.

Reflita💭

Que tipo de sabedoria você tem buscado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!