Leitura Bíblica: Tiago 3:13
Versículo-chave: “Se vocês são sábios e inteligentes, demonstrem isso vivendo honradamente, realizando boas obras com a humildade que vem da sabedoria.” (Tiago 3:13 NVT)
Ao pensarmos sobre o significado de sabedoria, muitas vezes a associamos à capacidade intelectual ou à formação acadêmica. Contudo, é essencial perceber que alguém instruído não é, necessariamente, sábio. Uma pessoa pode ser extremamente estudiosa e, ainda assim, fazer escolhas equivocadas ao longo da vida.
Quando analisamos o emprego da palavra “sabedoria” no Novo Testamento, percebemos de modo evidente sua ligação com a “habilidade de viver bem” em alguns textos, como, por exemplo:
“Vivam com sabedoria entre os que são de fora e aproveitem bem todas as oportunidades.” (Colossenses 4:5 NVT)
“…Quero que sejam sábios quanto a fazer o bem e permaneçam inocentes de todo mal.” (Romanos 16:19 NVT)
Isso se confirma também no versículo-chave de hoje:
“Se vocês são sábios e inteligentes, demonstrem isso vivendo honradamente, realizando boas obras com a humildade que vem da sabedoria.” (Tiago 3:13 NVT)
Portanto, podemos compreender sabedoria como o uso adequado do conhecimento. Nos dias atuais, empregadores (com frequência) valorizam mais a inteligência emocional do que a intelectual, pois é possível encontrar indivíduos “sábios e inteligentes” e, ainda assim, não terem habilidade de demonstrar isso “realizando boas obras com a humildade que vem da sabedoria”.
Tiago coloca em contraste dois tipos distintos de sabedoria:
- A sabedoria falsa — de caráter terreno, mundano e influenciada pelo maligno.
“Mas, se em seu coração há inveja amarga e ambição egoísta, não encubram a verdade com vanglórias e mentiras. Porque essas coisas não são a espécie de sabedoria que vem do alto; antes, são terrenas, mundanas e demoníacas. Pois onde há inveja e ambição egoísta, também há confusão e males de todo tipo.” (Tiago 3:14-16 NVT)
- A sabedoria verdadeira – que vem do alto e é pura, pacífica e cheia de misericórdia.
“Mas a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura. Também é pacífica, sempre amável e disposta a ceder a outros. É cheia de misericórdia e é o fruto de boas obras. Não mostra favoritismo e é sempre sincera. E aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e ajuntarão uma colheita de justiça.” (Tiago 3:17-18 NVT)
Além de apresentar esse contraste, Tiago ressalta que a sabedoria se manifesta, sobretudo, nos relacionamentos. A genuína sabedoria se evidencia na humildade e por meio de boas obras.
Que tipo de sabedoria guia sua vida?
Reflita sobre isso!