Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Tiago

Leitura Bíblica: Tiago 3:13

Versículo-chave: “Se vocês são sábios e inteligentes, demonstrem isso vivendo honradamente, realizando boas obras com a humildade que vem da sabedoria.” (Tiago 3:13 NVT)

Ao pensarmos sobre o significado de sabedoria, muitas vezes a associamos à capacidade intelectual ou à formação acadêmica. Contudo, é essencial perceber que alguém instruído não é, necessariamente, sábio. Uma pessoa pode ser extremamente estudiosa e, ainda assim, fazer escolhas equivocadas ao longo da vida.

Quando analisamos o emprego da palavra “sabedoria” no Novo Testamento, percebemos de modo evidente sua ligação com a “habilidade de viver bem” em alguns textos, como, por exemplo:

“Vivam com sabedoria entre os que são de fora e aproveitem bem todas as oportunidades.” (Colossenses 4:5 NVT)

“…Quero que sejam sábios quanto a fazer o bem e permaneçam inocentes de todo mal.” (Romanos 16:19 NVT)

Isso se confirma também no versículo-chave de hoje:

“Se vocês são sábios e inteligentes, demonstrem isso vivendo honradamente, realizando boas obras com a humildade que vem da sabedoria.” (Tiago 3:13 NVT)

Portanto, podemos compreender sabedoria como o uso adequado do conhecimento. Nos dias atuais, empregadores (com frequência) valorizam mais a inteligência emocional do que a intelectual, pois é possível encontrar indivíduos “sábios e inteligentes” e, ainda assim, não terem habilidade de demonstrar isso “realizando boas obras com a humildade que vem da sabedoria”.

Tiago coloca em contraste dois tipos distintos de sabedoria:

  • A sabedoria falsa — de caráter terreno, mundano e influenciada pelo maligno.

“Mas, se em seu coração há inveja amarga e ambição egoísta, não encubram a verdade com vanglórias e mentiras. Porque essas coisas não são a espécie de sabedoria que vem do alto; antes, são terrenas, mundanas e demoníacas. Pois onde há inveja e ambição egoísta, também há confusão e males de todo tipo.” (Tiago 3:14-16 NVT)

  • A sabedoria verdadeira – que vem do alto e é pura, pacífica e cheia de misericórdia.

“Mas a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura. Também é pacífica, sempre amável e disposta a ceder a outros. É cheia de misericórdia e é o fruto de boas obras. Não mostra favoritismo e é sempre sincera. E aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e ajuntarão uma colheita de justiça.” (Tiago 3:17-18 NVT)

Além de apresentar esse contraste, Tiago ressalta que a sabedoria se manifesta, sobretudo, nos relacionamentos. A genuína sabedoria se evidencia na humildade e por meio de boas obras.

Que tipo de sabedoria guia sua vida?

 Reflita sobre isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!