Leia Tiago 1:5
“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”
No devocional anterior, aprendemos que devemos considerar as provações na fé como motivo de grande alegria, pois elas fortalecem nossa perseverança, permitindo que alcancemos a maturidade espiritual (leia Tiago 1:2-4). Este processo está diretamente ligado ao nosso crescimento, também, em sabedoria.
Sabedoria é mais do que conhecimento; é enxergar a vida através da perspectiva bíblica. Não basta ter conhecimento; é fundamental ter sabedoria. Assim, sabedoria significa “discernimento prático” que começa com o temor ao Deus que nos conduz a um viver correto. Pois, “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência” (Provérbios 9:10).
Em meio às provações, é vital que tenhamos sabedoria, tanto para não perder as oportunidades que Deus nos proporciona para crescer, quanto para discernirmos como usar cada provação para a glória de Deus. “Porque a sabedoria é melhor do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela” (Provérbios 8:11). E, quando nos faltar sabedoria, sigamos a instrução de Tiago:
“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”
Deus é a fonte da sabedoria, e Ele a concede generosamente a todos que a pedem. Entretanto, é preciso ter a postura correta ao pedir:
“Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.” (Tiago 1:6-8)
Tiago nos alerta que aquele que duvida é como “onda do mar, levada pelo vento”, além de ter a “mente dividida” e “ser instável em tudo o que faz”. Uma pessoa assim não confia plenamente em Deus, não tem sua vida ancorada na Sua Palavra, não busca orientação do Espírito Santo e, consequentemente, é “criança inconstante, levada em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” (Efésios 4:14).
Portanto, ao buscar sabedoria, lembre-se: a dúvida é um obstáculo. E quem duvida, “não deveria pensar que receberá coisa alguma do Senhor”! Pois…
“Sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6)