Leitura Bíblica: Efésios 5:16-17
Versículo-chave: “Aproveitem ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus.” (Efésios 5:16 NVT)
Depois de advertir sobre a insensatez, Paulo instrui os efésios a aproveitarem com sabedoria cada oportunidade. Mas o que isso significa? Para clarear nossa compreensão, vamos recorrer à tradução Almeida Revista e Atualizada:
“Remindo o tempo, porque os dias são maus.” (Efésios 5:16 ARA)
Antes de tudo, precisamos entender que o “tempo” não diz respeito ao relógio ou ao tempo cronológico. Paulo utiliza o termo no sentido de oportunidades, ou seja, as situações que aparecem ao longo da vida e que precisam ser bem aproveitadas.
Além disso, a palavra “remir” normalmente está ligada à salvação, mas, originalmente, provinha do ambiente comercial: significa recuperar algo perdido. Paulo ensina que desperdiçamos tempo quando vivemos de modo insensato e que devemos aprender a resgatar as oportunidades desperdiçadas, evitando gastá-las com futilidades, como fazem os incrédulos.
Na época do apóstolo Paulo, as negociações eram realizadas nas praças. Entre os itens vendidos estavam escravos, que eram propriedade de seus senhores. Ao serem comprados, passavam a pertencer ao novo dono. De forma semelhante, “remir o tempo” é usar as oportunidades que antes estavam sob domínio das trevas (e faziam parte do nosso velho homem) e resgatá-las para a luz.
Por exemplo: quando somos pressionados no trabalho, em vez de amaldiçoar o líder, devemos transformar esse momento em ocasião para testemunhar de Cristo. Se um amigo nos trair, ao invés de buscar vingança, precisamos transformar a situação em oportunidade de praticar amor, perdão e paciência. Dificuldades familiares, crises profissionais, e tantas outras situações podem ser “remidas” quando direcionadas para glorificar a Deus, ao invés de alimentar os desejos da carne.
Por fim, Paulo apresenta o motivo dessa exortação: “porque os dias são maus”. Os dias eram maus naquela época – e ainda são maus hoje – devido à ação de falsos mestres, que difundiam heresias e enganavam os cristãos. Mas aqueles dias também eram marcados pelo mau testemunho de alguns cristãos, que se enganavam mutuamente, pecavam pela ira e mantinham comportamentos indevidos; além das influências externas que penetravam sorrateiramente na comunidade cristã, induzindo ao erro aqueles que não estavam firmados na Palavra de Deus. Diante desse cenário, Paulo convoca a igreja a remir o tempo, utilizando cada oportunidade para fortalecer a fé.
Para avaliarmos se estamos remindo ou não nosso tempo, precisamos olhar para as nossas prioridades:
Temos dado o devido valor aos cultos públicos e à comunhão cristã?
Temos aproveitado todas as oportunidades para conhecer mais profundamente o Senhor por meio da sua Palavra?
Reservamos momentos para falar com Deus em oração e, igualmente, para permanecer em silêncio a fim de ouvi-Lo?
Reflita sobre isso, pois aquele que se fortalece na comunhão com Deus vencerá as tentações, mas aquele que alimenta os desejos da carne será enfraquecido e vencido! Portanto, “não ajam de forma impensada, mas procurem entender a vontade do Senhor” (Efésios 5:17 NVT).