Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia 2 Coríntios 5:18

“E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação.”

O homem não regenerado encontra-se em hostilidade com Deus, “confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra” (Tito 1:16). O pecado permeia em todos os aspectos do seu ser – físico, mental, emocional, espiritual (leia Romanos 7:23).

Por sua própria natureza, o homem não reconhece sua necessidade de Cristo. Entretanto, isso não implica ausência de consciência ou incapacidade de exercer a mente, a vontade e de determinar ações por meio do raciocínio. A queda de Adão e Eva ilustra claramente a preservação da consciência, pois ao “conhecerem que estavam nus”, buscaram cobrir-se “cosendo folhas de figueira” e se esconderam da presença de Deus “entre as árvores do jardim” (leia Gênesis 3:7,8).

Apesar da presença do pecado e sua propensão destrutiva, a consciência não apenas existe, mas também atua ativamente. Um exemplo claro disso é encontrado na narrativa dos fariseus que tentaram montar uma armadilha contra Jesus ao apresentarem uma mulher adúltera. Porém, a resposta de Jesus os confrontou:

“Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: ‘Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra’. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.” (João 8:7-9)

No entanto, mesmo com uma consciência ativa, a condição pecaminosa do indivíduo influencia todas as facetas de sua consciência, lógica e vontade, impedindo-o de buscar a Deus. A consciência existe, mas é moldada pela natureza pecaminosa do homem. Assim, “não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.” (Romanos 3:11)

Diante dessa realidade, os reconciliados reconhecem que sua salvação é um ato de pura graça, recebido mediante a fé, que é um dom de Deus (leia Efésios 2:8,9).

“Tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação.”

A reconciliação é um privilégio inquestionável, indicando a restauração de uma amizade rompida pelo pecado. O pecado quebrou a comunhão entre Deus e o homem, gerando inimizade. A única possibilidade de reconciliação reside na vontade soberana do próprio Deus.

E, verdadeiramente, todos os aspectos da salvação emanam de Deus, que, por meio do Seu Filho, reconciliou-nos consigo mesmo, sem comprometer sua justiça e santidade. Portanto, os reconciliados reconhecem que toda a glória pertence a Deus, que inicia, mantém e consuma nossa salvação; visto que:

“Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21)

Soli Deo Gloria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Escola Bíblica (Quinta)

“Esperança e Perseverança: As Âncoras da Fé

Estudo Bíblico nos Lares

Evangelho de João – A Encarnação do Verbo

Culto pré-teens

“A vida que você vive tem feito Cristo conhecido?”

Clube Virtude

Nosso Clube + Adolescentes

Escola Bíblica (Domingo)

A Urgência da Missão

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!