Leia Romanos 5:11
“Agora, portanto, podemos nos alegrar em Deus, com quem fomos reconciliados por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
A condição de todo homem não regenerado é tão lamentável que ele não tem a capacidade de buscar a Cristo por suas próprias forças.
“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:44)
Em função da Queda, o entendimento do ser humano foi distorcido, “a mente está mergulhada na escuridão, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração” (leia Efésios 4:18). Assim, as santas verdades de Deus são incompreensíveis para o homem natural, sendo consideradas escândalo para alguns, e loucura para outros:
“Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.” (1 Coríntios 1:23)
“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1 Coríntios 2:14)
Portanto, não há ninguém capaz de obedecer perfeitamente aos mandamentos, pois “desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um” (Salmos 14:3). No entanto, para os salvos, é uma alegria entender que fomos reconciliados! Que Deus, por meio de Seu amor eterno, nos motiva à obediência. A reconciliação do salvo ocorre devido ao amor de Deus, que age primeiro.
“Agora, portanto, podemos nos alegrar em Deus, com quem fomos reconciliados por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Os salvos não apenas são resgatados da ira de Deus, mas também são consolados em Seu amor por meio de Jesus Cristo. Somos reconciliados por Cristo, que, ao dissipar a inimizade, nos oferece a possibilidade da salvação. O Cristo exaltado, por meio de Sua Palavra e Espírito, nos chama efetivamente e nos reconcilia com Deus.
Portanto, não só podemos, mas devemos nos alegrar em Deus, pois…
“Tudo isto provém dEle, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” (2 Coríntios 5:18,19)