Leitura Bíblica: Atos 9:1-6
Versículo-chave: “Sou Jesus, a quem você persegue!” (Atos 9:5 NVT)
Enquanto Filipe é tomado pelo Espírito do Senhor e anuncia as boas-novas “na cidade de Azoto e em todas as cidades ao longo do caminho, até chegar a Cesareia” (Atos 9:39-40 NVT); Saulo ressurge de forma inesperada na narrativa, “motivado pela ânsia de matar os discípulos do Senhor” (Atos 9:1 NVT). Sua primeira aparição ocorre quando ele consente com a morte de Estêvão (Atos 7:58; 8:1).
Apesar de os apóstolos terem permanecido em Jerusalém, ao invés de seguirem para as missões transculturais, Deus realizou Seus desígnios eternos ao chamar Saulo para ser um instrumento escolhido. Ele foi incumbido de levar a mensagem do Evangelho “aos gentios, aos reis e também ao povo de Israel” (Atos 9:15 NVT).
Quando Jesus disse: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” – em meio a uma luz mais brilhante que o sol – Saulo ficou cego e caiu por terra. Ao perguntar: “Quem és tu, Senhor?”, Jesus revelou Sua identidade como Aquele que Saulo estava perseguindo:
“Sou Jesus, a quem você persegue!” (Atos 9:5 NVT)
Ao perseguir a Igreja, Saulo estava, na verdade, perseguindo o próprio Cristo (Lucas 10:16). Contudo, Jesus não o puniu, mas demonstrou misericórdia, chamando sua atenção para uma verdade que ele havia negligenciado. Sem dúvida, Saulo ficou profundamente abalado. Ele havia segurado as roupas dos executores de Estêvão e aprovado sua morte. Além disso, tinha encarcerado outros seguidores do “Caminho” – o nome inicial dado aos discípulos de Cristo. Agora, para sua vergonha e temor, ele descobriu que tudo o que Estêvão e os demais haviam afirmado sobre o Senhor era verdade.
Mais tarde, ao narrar sua conversão no capítulo 26 de Atos, Paulo declara:
“Certo dia, numa dessas missões, dirigia-me a Damasco, autorizado e incumbido pelos principais sacerdotes. Por volta do meio-dia, ó rei, ainda a caminho, uma luz do céu, mais intensa que o sol, brilhou sobre mim e meus companheiros. Todos nós caímos no chão, e eu ouvi uma voz que me dizia em aramaico: ‘Saulo, Saulo, por que você me persegue? Não adianta lutar contra minha vontade’.” (Atos 26:12-14 NVT)
Paulo relata como o Senhor o advertiu com brandura, afirmando que seria inútil resistir à Sua vontade, ou como a versão ARA traduz: “duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”. Quanto mais alguém resiste e luta contra a vontade de Deus, mais dificuldade encontra pelo caminho. Contudo, quando o Espírito Santo age trazendo convicção de pecado, Ele transforma o coração do pecador que foi alvo da graça, assim como aconteceu com Saulo. Ao refletir sobre essa graça irresistível de Deus, lembre-se de que o Senhor também te escolheu, chamou, justificou e santificou para viver para a Sua glória, e não para seus próprios interesses. Portanto, não resista, apenas obedeça ao Senhor. E, caso seja perseguido, não se preocupe, pois quem persegue a Igreja, persegue o próprio Cristo!