Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Filipenses

Leitura Bíblica: Filipenses 1:20-26

Versículo-chave: “Pois, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Filipenses 1:21 NVT)

Paulo prossegue incentivando os filipenses a depositarem uma confiança inabalável no Senhor, o Deus Todo-Poderoso, que continuaria a conduzi-los em meio às adversidades. Mesmo enfrentando aflições por aqueles que pregavam o Evangelho movidos por inveja e rivalidade, o apóstolo enfrenta suas prisões com a firme convicção de que tudo resultaria em sua libertação.

Quando Paulo menciona “libertação”, ele não se refere apenas à possibilidade de sair da prisão, embora talvez esperasse por isso. Seu foco principal está na certeza de que, através das orações dos irmãos, ele receberia o “auxílio do Espírito de Jesus Cristo” (Filipenses 1:19 NVT). Para Paulo, o mais importante é que, independentemente do desfecho, Cristo seria exaltado (Filipenses 1:20).

Para o apóstolo, a diferença entre viver e morrer não tem importância, contanto que Cristo seja honrado diante dos homens. Assim, aqueles que, como Paulo, desejam ver Cristo sendo glorificado – seja na vida ou na morte – devem se oferecer a Deus como “sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável” (Romanos 12:1 NVT), e apresentar seus corpos “como instrumento para fazer o que é certo para a glória de Deus” (Romanos 6:13 NVT). Dessa forma, poderão declarar com segurança:

“Pois, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Filipenses 1:21 NVT)

A marca distintiva de todo cristão verdadeiro é que, para ele, “o viver é Cristo”. O propósito maior da nossa existência deve ser a glória de Cristo; a base da nossa jornada, deve ser a graça; e o fundamento da nossa fé e conduta, deve ser a Palavra. Da mesma maneira, para aqueles cuja vida está centrada em Cristo, “o morrer é lucro”, representando um ganho eterno e imediato.

Pode-se imaginar, erroneamente, que se a morte era considerada lucro por Paulo, ele estaria desanimado com a vida e ansiaria pela morte. No entanto, essa ideia não condiz com a realidade! Para quem não foi regenerado, a morte representa uma perda irreparável, pois significa o fim de todo conforto e esperança terrena. Contudo, para o verdadeiro cristão, a morte é um lucro, pois encerra sofrimentos e fraquezas. O que Paulo quer expressar é que: vivendo ou morrendo, Cristo é o seu ganho.

Paulo compreende que sua permanência neste mundo poderia gerar frutos se ele continuasse a servir como instrumento para o avanço do Reino de Deus. Embora a morte naturalmente provoque receio, o apóstolo revela seu desejo de partir e estar com Cristo. Para um seguidor fiel de Jesus, estar com Ele é infinitamente melhor do que permanecer neste mundo corrompido. Assim, o dilema de Paulo reside entre servir ao Senhor nesta vida e desfrutar de Sua presença na eternidade, mas sua confiança inabalável no plano divino o leva a reconhecer que viveria enquanto Deus tivesse um propósito para ele:

“Contudo, por causa de vocês, é mais importante que eu continue a viver. Ciente disso, estou certo de que continuarei vivo para ajudar todos vocês a crescer na fé e experimentar a alegria que ela traz.” (Filipenses 1:24-25 NVT)

Você também confia plenamente na soberana vontade do Senhor?

Pra você, o viver é Cristo, e o morrer é lucro?

Pense sobre isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!