Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Acampamento de 10 anos da IBEC: “Vivendo o Evangelho Puro & Simples” – Inscreva-se e venha comemorar conosco!

Série de Devocionais em 

Filipenses

Leitura Bíblica: Filipenses 1:20-26

Versículo-chave: “Pois, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Filipenses 1:21 NVT)

Paulo prossegue incentivando os filipenses a depositarem uma confiança inabalável no Senhor, o Deus Todo-Poderoso, que continuaria a conduzi-los em meio às adversidades. Mesmo enfrentando aflições por aqueles que pregavam o Evangelho movidos por inveja e rivalidade, o apóstolo enfrenta suas prisões com a firme convicção de que tudo resultaria em sua libertação.

Quando Paulo menciona “libertação”, ele não se refere apenas à possibilidade de sair da prisão, embora talvez esperasse por isso. Seu foco principal está na certeza de que, através das orações dos irmãos, ele receberia o “auxílio do Espírito de Jesus Cristo” (Filipenses 1:19 NVT). Para Paulo, o mais importante é que, independentemente do desfecho, Cristo seria exaltado (Filipenses 1:20).

Para o apóstolo, a diferença entre viver e morrer não tem importância, contanto que Cristo seja honrado diante dos homens. Assim, aqueles que, como Paulo, desejam ver Cristo sendo glorificado – seja na vida ou na morte – devem se oferecer a Deus como “sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável” (Romanos 12:1 NVT), e apresentar seus corpos “como instrumento para fazer o que é certo para a glória de Deus” (Romanos 6:13 NVT). Dessa forma, poderão declarar com segurança:

“Pois, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Filipenses 1:21 NVT)

A marca distintiva de todo cristão verdadeiro é que, para ele, “o viver é Cristo”. O propósito maior da nossa existência deve ser a glória de Cristo; a base da nossa jornada, deve ser a graça; e o fundamento da nossa fé e conduta, deve ser a Palavra. Da mesma maneira, para aqueles cuja vida está centrada em Cristo, “o morrer é lucro”, representando um ganho eterno e imediato.

Pode-se imaginar, erroneamente, que se a morte era considerada lucro por Paulo, ele estaria desanimado com a vida e ansiaria pela morte. No entanto, essa ideia não condiz com a realidade! Para quem não foi regenerado, a morte representa uma perda irreparável, pois significa o fim de todo conforto e esperança terrena. Contudo, para o verdadeiro cristão, a morte é um lucro, pois encerra sofrimentos e fraquezas. O que Paulo quer expressar é que: vivendo ou morrendo, Cristo é o seu ganho.

Paulo compreende que sua permanência neste mundo poderia gerar frutos se ele continuasse a servir como instrumento para o avanço do Reino de Deus. Embora a morte naturalmente provoque receio, o apóstolo revela seu desejo de partir e estar com Cristo. Para um seguidor fiel de Jesus, estar com Ele é infinitamente melhor do que permanecer neste mundo corrompido. Assim, o dilema de Paulo reside entre servir ao Senhor nesta vida e desfrutar de Sua presença na eternidade, mas sua confiança inabalável no plano divino o leva a reconhecer que viveria enquanto Deus tivesse um propósito para ele:

“Contudo, por causa de vocês, é mais importante que eu continue a viver. Ciente disso, estou certo de que continuarei vivo para ajudar todos vocês a crescer na fé e experimentar a alegria que ela traz.” (Filipenses 1:24-25 NVT)

Você também confia plenamente na soberana vontade do Senhor?

Pra você, o viver é Cristo, e o morrer é lucro?

Pense sobre isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!