Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Natal da IBEC ocorrerá no dia 25/12/2024 às 20h – Esperamos por vocês!

Leia Mateus 6:17,18

“Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

Quando se trata do tema do “jejum”, podemos identificar três grupos distintos de pessoas. O primeiro grupo consiste naqueles que nunca praticaram o jejum e que não demonstram interesse em jejuar, a menos que seja necessário para procedimentos médicos. O segundo grupo é composto por pessoas que ocasionalmente jejuam, porém, não compreendem completamente como nem por que jejuar. Por fim, temos um terceiro grupo de indivíduos que têm tanto a prática como compreensão bíblica do jejum, entendem sua importância, propósito e a maneira corretade praticar essa disciplina espiritual.

Reflita: você faz parte de qual grupo?

Quando Jesus menciona “quando jejuardes”, Ele está fazendo referência ao jejum prescrito pela lei mosaica, como o Dia da Expiação (leia Levítico 16:29; 23:32), bem como o jejum voluntário. Os fariseus, na tentativa de demonstrar sua piedade aos outros, acrescentaram dois dias de jejum à sua prática, mas o verdadeiro propósito do jejum sempre deve ser a contrição e a comunhão com Deus. Infelizmente, os fariseus buscavam exibir-se perante os homens, comparecendo nas sinagogas com semblantes tristes e roupas desgastadas. Por causa disso, Jesus admoesta:

“E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.” (Mateus 6:16)

A preocupação aqui não reside na autenticidade da contrição, mas sim no fato de que esses hipócritas estavam deliberadamente buscando atenção para si mesmos, almejando os aplausos dos outros. No entanto, tudo o que conseguiram foi o reconhecimento humano, pois “já receberam o seu galardão”.

É importante salientar que Jesus não está proibindo o jejum; pelo contrário, Ele presume que Seus discípulos darão esmolas, orarão e jejuarão (leia Mateus 6:3, 6, 16). O cerne da repreensão de Jesus é a ostentação no jejum. Além disso, Ele desaprova qualquer sinal exterior de jejum, porque reconhece que os corações humanos frequentemente confundem motivos egoístas com o desejo de buscar a Deus. Por isso, Jesus adverte claramente:

“Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

A instrução para “lavar o rosto e ungir a cabeça” reflete uma abordagem de normalidade ao jejum na vida de um cristão. Perceba que Jesus não diz “se jejuares”, mas sim “quando jejuares”, presumindo que o jejum deve ser uma prática regular na vida do discípulo. As pessoas jejuaram no Antigo Testamento (leia 2Crônicas 20:3; Esdras 8:21; Neemias 9:1), Jesus jejuou (leia Mateus 4:3) e os cristãos primitivos também jejuaram (leia Atos 13:2). Portanto, por que não jejuaríamos?

E, quando jejuarmos, que nossa motivação exclusiva seja a submissão a Deus e a obediência a Ele, e que sejamos libertos do desejo de buscar reconhecimento e aplausos dos homens.

Soli Deo Gloria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Natal no Sertão UAI

Viagem Missionária

Culto dos Adolescentes

O Último do Ano

Culto Especial de Natal

🎄 Esteja conosco!

Curso de Férias – IEEC

“Os Puritanos” com Pr. Romilson Paixão

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Culto de Ano Novo!

✨ Esteja conosco!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!