Leitura Bíblica: Mateus 2:10-20; Lucas 2:20-38
Versículo-chave: “Então Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe do bebê: ‘Este menino está destinado a provocar a queda de muitos em Israel, mas também a ascensão de tantos outros. Foi enviado como sinal de Deus, mas muitos resistirão a ele. Como resultado, serão revelados os pensamentos mais profundos de muitos corações, e você sentirá como se uma espada lhe atravessasse a alma’.” (Lucas 2:34–35 NVT)
Diante da boa notícia do nascimento de Jesus, os magos se prostraram, O adoraram e ofereceram seus presentes:
“Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e se prostraram e o adoraram. Então abriram seus tesouros e o presentearam com ouro, incenso e mirra.” (Mateus 2:11 NVT)
Os pastores glorificaram e louvaram a Deus:
“Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido. Tudo aconteceu como o anjo lhes havia anunciado.” (Lucas 2:20 NVT)
Simeão, tomado de gratidão e temor, abençoou-os e dirigiu-se a Maria, reconhecendo que aquele Menino não apenas traria consolo, mas também revelaria os corações:
“Então Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe do bebê: ‘Este menino está destinado a provocar a queda de muitos em Israel, mas também a ascensão de tantos outros. Foi enviado como sinal de Deus, mas muitos resistirão a ele. Como resultado, serão revelados os pensamentos mais profundos de muitos corações, e você sentirá como se uma espada lhe atravessasse a alma’.” (Lucas 2:34–35 NVT)
A profetisa Ana, por sua vez, respondeu com ações de graças e testemunho público:
“Chegou ali naquele momento e começou a louvar a Deus. Falava a respeito da criança a todos que esperavam a redenção de Jerusalém.” (Lucas 2:38 NVT)
No entanto, diante do mesmo Cristo, Herodes reagiu com ódio e resistência, tentando destruir Aquele cujo reino ameaçava seu poder:
“Quando Herodes se deu conta de que os sábios o haviam enganado, ficou furioso. Enviou soldados para matar todos os meninos de dois anos para baixo em Belém e seus arredores, tomando por base o relato dos sábios acerca da primeira aparição da estrela.” (Mateus 2:16 NVT)
A encarnação, portanto, nunca foi neutra. O nascimento de Jesus sempre provoca uma resposta. Uns se prostram, outros glorificam, alguns agradecem e anunciam; outros, porém, resistem e rejeitam o Cristo. Diante dEle, os pensamentos do coração são revelados.
E quanto a você? Qual tem sido a sua resposta ao Cristo que nasceu?
Celebrar o Natal é mais do que recordar um evento; é posicionar-se diante de uma Pessoa. Que nossa resposta não seja marcada pela indiferença ou pela resistência, mas pela fé reverente e obediente. Que possamos nos prostrar e adorar o Senhor como os magos; glorificar e louvar a Deus como fizeram os pastores; receber com gratidão e temor o agir de Deus, como Simeão; e, acima de tudo, dar graças a Deus e falar de Cristo a todos os que esperam a redenção, como fez Ana.
E lembremo-nos: assim como Herodes não foi capaz de frustrar os propósitos de Deus, ninguém pode impedir o avanço do Reino do Deus Todo-Poderoso! O Cristo que nasceu é o Rei que reina – ontem, hoje e eternamente!




