Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

Leia Tiago 1:13

Ninguém, sendo tentado, diga: ‘De Deus sou tentado’; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Compreender a distinção entre provação e tentação é de extrema importância para os cristãos. Em termos gerais, essas palavras referem-se a “testar o valor, a qualidade e o caráter de alguém”. Assim, a primeira diferença fundamental entre provação e tentação reside no fato de que Deus pode, de acordo com Sua santa vontade e para nosso benefício, nos submeter à provação, mas não à tentação:

Ninguém, sendo tentado, diga: ‘De Deus sou tentado’; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

A provação tem um propósito pedagógico; seu objetivo é extrair o melhor de nós. Durante uma prova na escola, um bom professor não dá orientações aos alunos, ele permanece em silêncio, pois já transmitiu todo o conteúdo necessário para que eles passem naquela determinada prova.

Da mesma forma, durante as provações, não devemos perguntar: “Onde está Deus?” ou “Por que Deus está em silêncio?” ou ainda “Será que Deus não se importa com o que está acontecendo comigo?”. Porque, na verdade, o Senhor já nos deu, por meio de Sua Palavra, tudo o que precisamos para enfrentar as provações com sabedoria e viver de maneira piedosa.

O objetivo da provação sempre será fortalecer, expor nossa confiança em Deus e, consequentemente, resultar em obediência:

“E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.” (Deuteronômio 8:2)

Contudo, assim como ocorreu com o povo de Israel, algumas provações podem se transformar em tentações devido à nossa natureza pecaminosa. Ou seja, o cristão é submetido à provação e, durante esse teste, se depara tanto com possibilidades legítimas e corretas, quanto com opções incorretas e ilícitas. Ele é fortemente inclinado a escolher o mal, tanto devido à sua natureza pecaminosa quanto às artimanhas de Satanás.

Por exemplo, Deus pode permitir que um cristão passe por um período de desemprego. No entanto, se durante esse período o cristão considerar buscar recursos de maneira ilícita, a provação se tornará uma tentação. Nesse caso, Deus não será culpado, de forma alguma, pois a tentação surge da própria vontade corrompida do ser humano.

Sendo assim, a provação é uma ação de Deus para extrair o melhor de nós, enquanto a tentação pode ser usada pelo inimigo para estimular o que há de pior em nós, pois “cada um é tentado quando é atraído e seduzido por seus próprios desejos” (leia Tiago 1:14). Portanto…

“Que mediante a fé estejamos guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, em que nós grandemente nos alegramos, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejamos por um pouco contristados com várias provações, para que a prova da nossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.” (1 Pedro 1:5-7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Curso de Férias – IEEC

“Os Puritanos” com Pr. Romilson Paixão

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Culto de Oração

Clamor dos Pais pelos Filhos

Reunião de Alinhamento

Projeto Abba

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!