Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

Leia Tiago 1:13

Ninguém, sendo tentado, diga: ‘De Deus sou tentado’; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Compreender a distinção entre provação e tentação é de extrema importância para os cristãos. Em termos gerais, essas palavras referem-se a “testar o valor, a qualidade e o caráter de alguém”. Assim, a primeira diferença fundamental entre provação e tentação reside no fato de que Deus pode, de acordo com Sua santa vontade e para nosso benefício, nos submeter à provação, mas não à tentação:

Ninguém, sendo tentado, diga: ‘De Deus sou tentado’; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

A provação tem um propósito pedagógico; seu objetivo é extrair o melhor de nós. Durante uma prova na escola, um bom professor não dá orientações aos alunos, ele permanece em silêncio, pois já transmitiu todo o conteúdo necessário para que eles passem naquela determinada prova.

Da mesma forma, durante as provações, não devemos perguntar: “Onde está Deus?” ou “Por que Deus está em silêncio?” ou ainda “Será que Deus não se importa com o que está acontecendo comigo?”. Porque, na verdade, o Senhor já nos deu, por meio de Sua Palavra, tudo o que precisamos para enfrentar as provações com sabedoria e viver de maneira piedosa.

O objetivo da provação sempre será fortalecer, expor nossa confiança em Deus e, consequentemente, resultar em obediência:

“E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.” (Deuteronômio 8:2)

Contudo, assim como ocorreu com o povo de Israel, algumas provações podem se transformar em tentações devido à nossa natureza pecaminosa. Ou seja, o cristão é submetido à provação e, durante esse teste, se depara tanto com possibilidades legítimas e corretas, quanto com opções incorretas e ilícitas. Ele é fortemente inclinado a escolher o mal, tanto devido à sua natureza pecaminosa quanto às artimanhas de Satanás.

Por exemplo, Deus pode permitir que um cristão passe por um período de desemprego. No entanto, se durante esse período o cristão considerar buscar recursos de maneira ilícita, a provação se tornará uma tentação. Nesse caso, Deus não será culpado, de forma alguma, pois a tentação surge da própria vontade corrompida do ser humano.

Sendo assim, a provação é uma ação de Deus para extrair o melhor de nós, enquanto a tentação pode ser usada pelo inimigo para estimular o que há de pior em nós, pois “cada um é tentado quando é atraído e seduzido por seus próprios desejos” (leia Tiago 1:14). Portanto…

“Que mediante a fé estejamos guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, em que nós grandemente nos alegramos, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejamos por um pouco contristados com várias provações, para que a prova da nossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.” (1 Pedro 1:5-7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!