Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia 2 Coríntios 3:4,5

“E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus.”

Como afirmamos anteriormente, a garantia divina de que os verdadeiros cristãos permanecerão no processo de santificação é conhecida como Perseverança dos Santos. Além disso, implicitamente, introduzimos o conceito de que a certeza de que os verdadeiros cristãos serão glorificados no céu é chamada Preservação dos Santos. Dessa forma, através do poder de Deus, todo cristão é preservado para perseverar em sua fé.

Essas doutrinas – Preservação e Perseverança – estão intrinsecamente ligadas, pois é impossível que um cristão persevere sem a preservação de Deus. Por um lado, temos o poder de Deus para cumprir suas promessas para com Seu povo; por outro lado, há a responsabilidade do povo de Deus em relação ao seu Senhor e à sua salvação. Portanto, devemos evitar o perigo destrutivo de crer em apenas uma parte dessas duas doutrinas.

Se crermos que um cristão pode perseverar sem depender do poder de Deus para preservá-lo, acabaremos acreditando na ideia de que a perseverança pode ser alcançada através do esforço próprio, levando-nos à preocupação em manter nossa própria salvação. No entanto, quando percebermos que não é possível, ficaremos ansiosos por considerar-nos salvos num dia, e perdidos no outro. E quão perturbador isso seria!

Por outro lado, se acreditarmos no poder de Deus para preservar o cristão sem a responsabilidade deste em perseverar, estaremos sendo seduzidos a uma vida cristã despreocupada com o testemunho e as responsabilidades de andar em novidade de vida e em santificação. Esse desequilíbrio levaria a pensamentos e práticas que não condizem com uma pessoa regenerada, tais como: “Não importa o que eu faço, posso pecar à vontade porque sou um eleito de Deus e, no final das contas, serei salvo de qualquer maneira!”.

Para evitar esse tipo de heresia, é essencial nos apegarmos às Escrituras que claramente afirmam:

“E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus.”

Esses versículos deixam claro que nossa fraqueza e inabilidade são tão grandes que não nos resta opção senão depositar total confiança em Deus, pois toda nossa capacidade vem dEle, inclusive, de perseverar. A Ele são devidos todo louvor e glória pelo bem que fazemos; e a nós, toda responsabilidade pelos pecados que ainda cometemos quando deixamos de olhar para Cristo. E quando deixamos de olhá-Lo? Todas as vezes que permitimos que os problemas, lutas, adversidades e situações diárias obscureçam a fé em nossos corações. Mas, se as promessas de Deus são imutáveis; então, por que duvidaríamos de Sua promessa concernente à nossa salvação?

Quando as dúvidas surgirem, precisamos trazer à memória o que nos dá esperança: por exemplo, quando Deus prometeu salvar a Noé e sua família durante o Dilúvio, ninguém foi perdido (leia Gênesis 7:23); quando Ele prometeu vitória a Gideão e seus trezentos, aconteceu como foi prometido (leia Juízes 8:4,28). Quando Deus prometeu ajuntar o Israel disperso, aconteceu (leia Salmos 147:2; Isaías 56:8; João 10:16); e poderíamos citar outros grandiosos feitos baseados nas promessas de Deus.

No entanto, a maior promessa, sem dúvida alguma, foi quando Deus prometeu que Seu Filho nasceria de uma virgem (leia Isaías 7:14; Mateus 1:23); e, além disso, prometeu um Substituto para os pecadores arrependidos, e a promessa foi cumprida ao enviar Seu Filho que, tornou-se o Substituto e deu Sua vida em favor do Seu povo eleito (leia Romanos 5:8). Examine toda a Bíblia, e você verá que Deus não voltou atrás em nenhuma de Suas promessas! Ele é o Deus verdadeiro, imutável e totalmente confiável que, com fidelidade e amor, nos conduzirá à glória eterna.

Portanto, sejamos reconhecidos por nossa perseverança na fé, sem esquecer que ela é possível somente pela Obra de Deus, preservando-nos; pois somos preservados por Ele, para perseverarmos até o fim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Escola Bíblica (Quinta)

“Esperança e Perseverança: As Âncoras da Fé

Estudo Bíblico nos Lares

Evangelho de João – A Encarnação do Verbo

Culto pré-teens

“A vida que você vive tem feito Cristo conhecido?”

Clube Virtude

Nosso Clube + Adolescentes

Escola Bíblica (Domingo)

A Urgência da Missão

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!