Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

Devocionais IBEC

Leia Atos 16:3

“Paulo quis que este [Timóteo] fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.”

Após resolverem sua divergência, Barnabé e Paulo seguiram caminhos separados, e Paulo deu início à sua segunda viagem missionária, que durou aproximadamente três a quatro anos. Ao chegar a Derbe e Listra, ele encontrou um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente e de pai grego (Atos 16:1). Reconhecendo Timóteo como discípulo de Cristo, Paulo decidiu tê-lo como seu próprio discípulo, a fim de instruí-lo mais profundamente no conhecimento e na fé em Cristo. A mãe de Timóteo se chamava Eunice, e sua avó Lóide. Paulo falava com grande respeito dessas duas mulheres, pois elas se destacavam por sua virtude, devoção religiosa e sincero compromisso com a doutrina de Cristo, sem falsidade na fé (2 Timóteo 1:5).

Devido ao fato de seu pai ser grego, Timóteo não havia sido circuncidado, pois a circuncisão era baseada na aliança que passava pelo pai e não pela mãe. Como seu pai não era judeu, Timóteo não foi obrigado a passar pelo ritual da circuncisão. No entanto, embora sua mãe Eunice, não tenha conseguido circuncidá-lo na infância, ela o criou no temor do Senhor, de modo “os irmãos davam bom testemunho sobre ele” (leia Atos 16:2).  Em outras palavras, Timóteo tinha uma reputação íntegra e as pessoas em sua cidade natal e nas cidades vizinhas o admiravam e se orgulhavam dele.

Paulo tinha um profundo amor por Timóteo e desejava levá-lo consigo em sua jornada. Por isso, “tomando-o, o circuncidou”.  Mas aqui surge uma questão: Paulo não havia se oposto à imposição da circuncisão aos gentios convertidos? Naquela época, ele não tinha defendido sua posição contrária a esse ritual no Concílio de Jerusalém? Sim, de fato! (consulte os Devocionais 23 e 24 de maio).

No entanto, Paulo circuncidou Timóteo não para submetê-lo à lei cerimonial, mas apenas para evitar impedimentos à pregação do Evangelho. Paulo sabia que Timóteo tinha grande potencial para realizar uma obra significativa entre os judeus, e, para que esses judeus não o rejeitassem, alegando que estava impuro por ser incircunciso, Paulo decidiu circuncidá-lo, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares”, com o propósito de edificação.

Paulo também não encontrava dificuldade em considerar Timóteo como seu companheiro, mesmo sabendo que ele não era circuncidado. Mas ele sabia que os judeus não dariam ouvidos a Timóteo caso soubessem da sua incircuncisão. Assim, “ele se fez como judeu para os judeus, para ganhar os judeus e se fez tudo para todos, a fim de que, por todos os meios, chegar a salvar alguns” (leia 1 Coríntios 9:20,22).Aprenda com o exemplo de Eunice e eduque seus filhos no temor do Senhor. Aprenda com Timóteo e “seja exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” (1 Timóteo 4:12), mesmo que os outros menosprezem o dom que você possui. Aprenda com Paulo e esforce-se para discipular e ensinar as pessoas na fé em Cristo, mas acima de tudo, procure livrar-se de quaisquer impedimentos à pregação do Evangelho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Classe Batismo 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se batizar na IBEC? Faça agora sua inscrição!

Classe Novos Membros 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se tornar membro da IBEC? Faça agora sua inscrição na classe de Fundamentos da Fé Batista!

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!