Leitura Bíblica: Marcos 16:15; Mateus 28:18-20
Versículo-chave: “Vão ao mundo inteiro e anunciem as boas-novas a todos.” (Marcos 16:15 NVT)
Em qualquer parte do mundo, o ser humano, por natureza, é pecador, corrompido, desprovido de santidade, sem fé, sem amor e destituído da glória de Deus:
“Como afirmam as Escrituras: ‘Ninguém é justo, nem um sequer. Ninguém é sábio, ninguém busca a Deus. Todos se desviaram, todos se tornaram inúteis. Ninguém faz o bem, nem um sequer’.” (Romanos 3:10-12 NVT)
Portanto, independentemente da nacionalidade, etnia ou tom de pele, todo descendente de Adão carece de redenção. Compreendendo isso, conseguimos perceber com mais clareza a missão que Jesus confiou a Seus discípulos:
“Vão ao mundo inteiro e anunciem as boas-novas a todos.” (Marcos 16:15 NVT)
O Senhor Jesus deixou evidente qual seria a tarefa primordial dos Seus discípulos até o dia de Seu retorno: proclamar o Evangelho a todos os homens. Antes, eles haviam sido enviados somente às ovelhas perdidas de Israel (Mateus 10:5-6). Contudo, agora a ordem é mais abrangente: devem ir a todas as nações e anunciar a mensagem da vida, morte e ressurreição de Jesus. Isso é o Evangelho! O plano de Deus é que essa verdade seja proclamada globalmente, por meio da igreja, a toda criatura. Esse é o método que o Senhor estabeleceu para conduzir Seus escolhidos até Ele.
Por isso, devemos ir “ao mundo inteiro e anunciar as boas-novas a todos”. Deus é soberano para salvar, mas Ele nos ordenou a anunciar. Evangelizar não é um favor que prestamos a Deus, e sim uma responsabilidade dada a cada cristão. O apóstolo Paulo deixou isso claro ao dizer que não tinha motivo algum para se vangloriar de sua pregação, pois era um dever inegociável:
“E, no entanto, não posso me orgulhar de anunciar as boas-novas, pois sou impelido por Deus a fazê-lo. Ai de mim se não anunciar as boas-novas!” (1 Coríntios 9:16 NVT)
Em obediência a Deus devemos cumprir a Grande Comissão e proclamar a verdade a toda criatura: eleitos e não eleitos. Até mesmo a proclamação aos que não crerão cumpre um propósito: torná-los indesculpáveis diante de Deus. Como não sabemos quem são os eleitos, nossa missão é pregar a todos, certos de que somente os escolhidos ouvirão e responderão ao chamado. Pois Cristo “chama suas ovelhas pelo nome e as conduz para fora. Depois de reuni-las, vai adiante delas, e elas o seguem porque conhecem sua voz. Nunca seguirão um desconhecido; antes, fugirão dele, pois não reconhecem sua voz” (João 10:3,4 NVT).