Leia Filipenses 1:27
“Somente deveis portar-vos dignamente conforme o Evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.”
Paulo era um indivíduo profundamente comprometido com o avanço do Evangelho. Da mesma forma que elogiava os filipenses por priorizarem o Reino de Deus, ele os exortava a unirem-se em prol do Evangelho e seu progresso. Para manter esta unidade, o apóstolo encarrega os filipenses a “portarem-se dignamente conforme o Evangelho de Cristo”; pois aqueles que professam a mensagem da cruz, devem viver de maneira condizente.
Quando nossa profissão de fé está em harmonia com o Evangelho, nossa vida é adornada com a firmeza necessária para enfrentar os desafios que surgem. Visto que, é fato inegável que sempre houve e ainda haverá oposição, devemos “combater juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho”. Combater juntamente, não combater uns contra os outros! Todos devemos enfrentar o adversário comum.
Nesse contexto, Paulo continua exortando:
“E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus.” (Filipenses 1:28)
Nosso cuidado principal deve ser permanecer firmes e constantes em nossa profissão de fé – independentemente das oposições. Devemos considerar que ser perseguido é muito melhor e mais desejável do que ser o perseguidor, pois a resistência “é indício de perdição”. No entanto, ser perseguido é um indício de salvação.
E para os salvos, Deus concedeu o dom não apenas de crer em Cristo, mas também de sofrer por Sua causa:
“Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por Ele, tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim.” (Filipenses 1:29,30)
Portanto, quando nos comportarmos dignamente, como convém aos santos, e enfrentarmos oposição por causa de Cristo, regozijemo-nos, pois Deus nos concedeu a fé para crer e a graça para sofrer pelo Evangelho!
Por isso, portai-vos dignamente!