Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia Mateus 7:13,14

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

No final do capítulo 7 do livro de Mateus, Jesus apresenta a Seus discípulos duas alternativas por meio de cenários contrastantes: duas portas (leia Mateus 7:13,14), duas árvores (leia Mateus 7:15-20) e dois fundamentos (leia Mateus 7:24-29). Hoje, abordaremos as duas portas: a Porta Estreita e a Porta Larga. Neste quesito, a instrução de Jesus é:

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

À semelhança dos escribas e fariseus, muitas pessoas têm a tendência de crer na salvação pelas obras, na ideia de que o homem pode escolher ser salvo. No entanto, não é isto que Jesus está dizendo! Ele está falando sobre nossa peregrinação. O quadro geral é claro: existem duas portas, dois caminhos, duas multidões e dois destinos.

A “porta estreita” é claramente restritiva e não permite a entrada daquilo que Jesus proíbe. Enquanto a “porta larga” parece mais convidativa, com um caminho amplo que acomoda uma multidão e toda a sua bagagem. No entanto, o outro caminho é estreito, pois aponta para a perseguição e oposição àqueles que trilham por ele (leia Mateus 5:10-12; Atos 14:22).

A porta, no sentido Oriental, sempre apontava para um lugar onde a pessoa entraria para um propósito específico, e o caminho é a vida que a pessoa trilharia após entrar pela porta. Assim, a “porta estreita” para nós deve representar o momento em que começamos nossa jornada de discipulado com Cristo nesta vida, e o caminho de obediência que iremos trilhar.  A entrada pela “porta estreita” para seguir o caminho estreito começa agora, mas culmina no reino consumado. É um “apertado caminho que leva à vida” eterna com Deus.

Isso não significa que podemos “escolher” qual porta entrar ou qual caminho seguir. Não quer dizer que basta entrar pela “porta estreita” para ser salvo. Na verdade, esse texto nos ajuda a discernir se realmente somos cristãos, qual caminho estamos trilhando e para onde ele nos levará. A “porta estreita” representa todos os ensinamentos de Jesus desde o início do Sermão do Monte até este ponto; enquanto a “porta larga” simboliza os ensinamentos dos falsos profetas que promovem o caminho amplo. Aqueles que seguem o caminho largo estão caminhando para a perdição.

A porta é estreita porque só podemos entrar por ela se estivermos dispostos a abandonar nossas próprias pretensões e nos humilharmos diante de Deus, reconhecendo quão pequenos somos diante do Senhor. Ela é muito estreita e desconfortável para quem acredita que pode entrar com base em suas próprias obras de justiça, sem renúncias ou esforços. Por isso, muitas são as pessoas que entram pela “porta larga” confiando em suas próprias obras e trilham o caminho largo, onde tudo é permitido, mas o fim é destruição.

Portanto, quando Jesus diz “entrai pela porta estreita”, Ele está chamando Seus discípulos a praticarem todos os ensinamentos do Sermão do Monte: as bem-aventuranças, serem sal e luz, obedecer aos mandamentos, amar os inimigos, praticar as disciplinas espirituais, ajuntar tesouros no céu, buscar o Reino de Deus e Sua justiça, não julgar, orar de maneira eficaz e ficar atento à regra de ouro. Tudo isso significa entrar pela porta estreita e trilhar o caminho estreito de obediência a Cristo Jesus, o nosso Senhor.

Você está disposto a fazer isso?

Respostas de 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Jovens: Sexta 23

Das Trevas à Luz

Pré-Acamps Adolescentes

Valor da Contribuição: R$ 25,00

Consagração de Bebês

O Perfeito Louvor

Culto de Missões

Participação Especial WEC Brasil

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.