Leia Lucas 24:39:
“Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.”
O encontro maravilhoso dos dois discípulos com Jesus no caminho de Emaús inflamou seus corações de tal maneira que, imediatamente, eles retornaram a Jerusalém para compartilhar o que havia acontecido no caminho e como reconheceram Jesus no partir do pão. Enquanto conversavam com os onze, Jesus apareceu no meio deles, o que deixou os discípulos atemorizados, pois pensavam estar vendo um espírito. Logo, Jesus os questionou: “Por que estais perturbados e por que surgem tais pensamentos em vossos corações?” (Lucas 24:38)
Assim como aconteceu com os discípulos, nós também podemos ter pensamentos perturbadores em momentos difíceis. Esses pensamentos podem ser criados pela nossa própria imaginação ou surgir de circunstâncias externas. Por exemplo, quando estamos passando por luto, enfermidades, dificuldades financeiras, desemprego, ou problemas conjugais, podemos ser levados a acreditar que fomos abandonados pelo Senhor ou até mesmo duvidar da mensagem do Evangelho.
Jesus repreendeu seus discípulos pelos pensamentos negativos que estavam nutrindo e nós devemos fazer o mesmo quando tais pensamentos nos tiram a alegria em Deus ou nos fazem duvidar do que já temos em Cristo. Além disso, Jesus deu aos discípulos provas de sua ressurreição para tranquilizá-los e confirmar sua fé na doutrina que eles deveriam pregar: “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.”
Tanto nos tempos bíblicos quanto nos dias atuais, há muitos falsos mestres que afirmam que Cristo nunca teve um corpo físico e que sua encarnação, nascimento e sofrimento foram apenas simbólicos. No entanto, Jesus, em sua sabedoria e conhecimento infinitos, demonstrou aos discípulos e a todos nós que Ele não é um espírito ou uma ilusão, mas que possui um corpo verdadeiro e real, mesmo após sua ressurreição.
Portanto, “não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus!” (1 João 4:1,2). Apegue-se à sã doutrina e rejeite tudo aquilo que possa perturbar a sua fé no Cristo que morreu, ressuscitou dentre os mortos, está à direita de Deus e também intercede por nós. E lembre-se: nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor (leia Romanos 8:34-39).