Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia Atos 16:25

“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.”

Antes de refletirmos sobre o versículo de hoje, é importante contextualizá-lo. Durante um certo período, Paulo e seus companheiros foram temporariamente “esquecidos” em Filipos. No entanto, a atenção voltou-se para eles quando “uma jovem, que tinha espírito de adivinhação” (leia Atos 16:16,17) começou a proclamar que eles eram servos de Deus. Essa mulher, na realidade, estava sendo controlada por um espírito maligno, que fornecia respostas ambíguas e enganosas àqueles que a consultavam, alimentando o vão desejo das pessoas em conhecer o futuro e iludindo-as. Desse modo, ela “dava grande lucro aos seus senhores”.

A perturbação causada pelas declarações diárias dessa mulher, aliada ao descontentamento de Paulo ao testemunhar seu papel como instrumento de Satanás enganando as pessoas, levou-o a reagir com indignação e ordenar: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.” (Atos 16:18).  Ao tomar conhecimento disso, os senhores da jovem acusaram Paulo e Silas de perturbar a cidade com costumes ilícitos por serem judeus (leia Atos 16:20,21).

O resultado foi que havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança” (Atos 16:23), como se eles fossem homens perigosos. Eles foram confinados no calabouço, um lugar escuro, úmido, frio e sujo, destinado apenas a criminosos condenados. Além disso, tiveram seus pés amarrados com correntes. Diante de tamanhas adversidades, o que as pessoas fariam? Após terem suas costas feridas pelos açoites e os pés presos no tronco, seria compreensível que gemessem de dor ou reclamassem diante de tamanha crueldade. No entanto, “perto da meia-noite “oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam” (Atos 16:25). Paulo e Silas resolveram perseverar em meio à adversidade.

O conteúdo das suas orações é incerto, mas é possível que eles tenham suplicado a Deus por consolo em meio às aflições, pela Sua presença e socorro. Talvez tenham orado para que as consolações em Cristo fossem abundantes, assim como suas aflições. É provável que também tenham intercedido pelos que os perseguiam, buscando o perdão de Deus e a transformação dos seus corações. O fato relevante aqui não é o teor das orações, mas sim o objeto da oração: sempre é possível clamar a Deus. Não deve existir uma situação tão terrível que nos impeça de buscá-Lo.

Em relação aos momentos de louvor, é muito provável que Paulo e Silas entoassem salmos, hinos ou cânticos espirituais. E, sim, eles encontraram motivos para louvar a Deus, pois foram considerados dignos de suportar afrontas em nome de Jesus (leia Atos 5:41; 1 Pedro 4:13) e por estarem sendo tão maravilhosamente sustentados e fortalecidos durante os sofrimentos.

E se fosse você? Escolheria reclamar ou perseverar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Escola Bíblica (Quinta)

“Esperança e Perseverança: As Âncoras da Fé

Estudo Bíblico nos Lares

Evangelho de João – A Encarnação do Verbo

Culto pré-teens

“A vida que você vive tem feito Cristo conhecido?”

Clube Virtude

Nosso Clube + Adolescentes

Escola Bíblica (Domingo)

A Urgência da Missão

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!