Leitura Bíblica: Filipenses 4:1
Versículo-chave: “Portanto, meus amados irmãos, permaneçam firmes no Senhor. Amo vocês e anseio vê-los, pois são minha alegria e minha coroa de recompensa.” (Filipenses 4:1 NVT)
A congregação em Filipos surgiu em meio a dificuldades, mas também trouxe grande contentamento ao apóstolo Paulo. Por esse motivo, ele se refere a ela como “minha alegria e minha coroa de recompensa”. No idioma grego, há duas palavras distintas para “coroa”: diadema, que designa uma coroa de realeza, e stefanos, que representa a coroa concedida aos vencedores de competições.
Neste caso, Paulo opta pelo termo stefanos, evocando a vitória conquistada por um atleta nos jogos gregos. Ele está afirmando que se vê como um atleta a serviço de Cristo e os cristãos filipenses são como uma coroa de recompensa por todos os desafios enfrentados – uma expressão também usada na carta endereçada aos tessalonicenses:
“Afinal, o que nos dá esperança e alegria? E qual será nossa magnífica recompensa e coroa diante do Senhor Jesus quando Ele voltar? Serão vocês! Sim, vocês são nosso orgulho e nossa alegria.” (1 Tessalonicenses 2:19-20 NVT)
Observe que o sentimento de Paulo se manifesta tanto no presente quanto numa expectativa futura. Ele fala do que está vivenciando naquele momento: a firmeza dos filipenses na fé em Cristo (presente) e, ao mesmo tempo, menciona a sensação de que sua jornada ministerial está se aproximando do fim (futuro), mas sua esperança está ancorada na vitória final na presença de Cristo!
Dessa maneira, Paulo prossegue expressando seu carinho pelos filipenses – “Amo vocês e anseio vê-los”, – mas também evidencia sua constante atenção à caminhada espiritual deles e, por essa razão, faz mais uma exortação: “permaneçam firmes no Senhor”.
A expressão “permanecer firme” é a mesma empregada em contextos militares, indicando a tomada de posição de vigilância ou manutenção firme em uma posição crítica durante a batalha. Dessa forma, Paulo encoraja os filipenses a resistirem às falsas doutrinas ensinadas pelos falsos mestres e às perseguições provocadas por eles.
Os filipenses deveriam permanecer firmes, pois haviam recebido uma herança – já adquirida, embora ainda não plenamente concretizada – que precisa ser guardada com fidelidade até a volta de Cristo (Filipenses 3:20-21). Portanto, assim como Paulo orientou os filipenses, somos igualmente chamados a “permanecer firmes contra as estratégias do diabo. Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais” (Efésios 6:11-12 NVT).
🙌