Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 13:14-20

Versículo-chave: “De fato, se o Senhor não tivesse limitado esse tempo, ninguém sobreviveria, mas, por causa de Seus escolhidos, Ele limitou aqueles dias.” (Marcos 13:20 NVT)

O sinal marcante para os judeus remanescentes no final dos tempos será “a terrível profanação no lugar onde não deveria estar” (Marcos 13:14 NVT). A expressão “no lugar onde não deveria estar” faz alusão à presença do Anticristo no templo judaico que será construído durante a Tribulação. A respeito disso, o profeta Daniel declara:

“O governante fará um tratado com muitos por um período de uma semana, mas depois de metade desse tempo ele acabará com os sacrifícios e com as ofertas. E, numa parte do templo, ele colocará uma terrível profanação, até que o destino declarado para esse profanador seja finalmente derramado sobre ele.” (Daniel 9:27 NVT)

“Seu exército tomará a fortaleza do templo, contaminará o santuário, acabará com os sacrifícios diários e colocará ali uma terrível profanação.” (Daniel 11:31 NVT)

A “terrível profanação” mencionada por Daniel teve seu primeiro cumprimento em Antíoco Epifânio no século II a.C., quando ele sacrificou um porco a Zeus no altar do templo de Jerusalém, provocando a revolta dos Macabeus. O segundo cumprimento ocorreu quando as legiões romanas invadiram Jerusalém em 70 d.C., incendiaram e destruíram o templo.

O terceiro cumprimento ainda está por vir, quando o Anticristo se autoproclamar deus e exigir adoração de todos (2 Tessalonicenses 2:3-4). Mas, tenhamos bom ânimo! Pois “o homem da perversidade será revelado, mas o Senhor Jesus o matará com o sopro de sua boca e o destruirá com o esplendor de sua vinda” (2 Tessalonicenses 2:8 NVT).

Jesus começa a orientar Seus discípulos sobre o uso de recursos que asseguram a integridade pessoal na ocasião da “terrível profanação” (Marcos 13:14-18). Quando a cidade fosse invadida, não haveria refúgio seguro em nenhum lugar, a não ser que se escapasse com a máxima urgência. Seria inútil lutar ou tentar se esconder; a única solução seria fugir para os montes, fora da Judeia. Seria fútil  perder tempo buscando qualquer coisa em casa, pois poupar a vida deveria ser mais importante que preocupar-se com bens materiais.

Jesus diz que as mulheres grávidas e as mães com crianças de colo estarão em situação ainda mais difícil para escapar devido às suas condições. Além disso, seria complicado se a fuga ocorresse no inverno, quando o clima é desfavorável, e os caminhos se tornam difíceis, com as estradas quase intransitáveis. Em outras palavras, fugir já é uma provação, mas será ainda pior ser forçado a fugir estando grávida, amamentando, ou no inverno, “pois haverá mais angústia naqueles dias que em qualquer outra ocasião desde que Deus criou o mundo, e nunca mais haverá angústia tão grande” (Marcos 13:19 NVT).

“De fato, se o Senhor não tivesse limitado esse tempo, ninguém sobreviveria, mas, por causa de Seus escolhidos, Ele limitou aqueles dias.” (Marcos 13:20 NVT)

Deus tem um povo que Ele escolheu para Si, os quais são agraciados com os grandes privilégios da justificação, santificação e da glorificação (Romanos 8:30). Este é um povo escolhido “desde os tempos eternos” (2 Timóteo 1:9), eleito em Cristo “mesmo antes de criar o mundo” (Efésios 1:4).

Deus limitou aqueles dias “por causa de Seus escolhidos” e, ainda que eles enfrentem a morte, prevalecerão! Nada poderá separar os eleitos de Deus: “nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes, nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8:38-39 NVT). NEle os escolhidos estarão seguros e salvos para sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!