Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Atos dos Apóstolos

Leitura Bíblica: Atos 23:12-35

Versículo-chave: “Foram aos principais sacerdotes e aos líderes do povo e lhes disseram: ‘Juramos solenemente, sob pena de castigo divino, que não comeremos nem beberemos antes de matar Paulo’.” (Atos 23:14 NVT)

A palavra de ânimo que Paulo recebeu (Atos 23:11) logo se mostrou indispensável. Assim que a disputa entre fariseus e saduceus foi apaziguada, os líderes religiosos voltaram sua atenção para Paulo. Para eles, a política e o status haviam se tornado mais relevantes do que a vontade de Deus. Assim, estavam dispostos a arquitetar outro assassinato, tal como fizeram com Jesus.

“Foram aos principais sacerdotes e aos líderes do povo e lhes disseram: ‘Juramos solenemente, sob pena de castigo divino, que não comeremos nem beberemos antes de matar Paulo’.” (Atos 23:14 NVT)

Para executar seu plano, aqueles quarenta conspiradores precisavam criar uma maneira de tirar Paulo da fortaleza, expondo-o a uma posição mais frágil. Por isso, buscaram o apoio das autoridades religiosas. De alguma maneira, a notícia chegou aos ouvidos do sobrinho de Paulo (Atos 23:16).

Essa é a única menção bíblica a um parente de Paulo. Será que sua família o rejeitou quando ele se converteu ao cristianismo? Quando Paulo escreveu sobre o sofrimento de perder tudo por causa de Cristo (Filipenses 3:8), isso incluía sua própria família? Todas essas questões são especulativas, e, portanto, devemos nos satisfazer apenas com o que o texto bíblico nos traz.

Ao saber da informação trazida por seu sobrinho, Paulo prontamente desejou que o comandante fosse informado e pediu a um dos centuriões que levasse o jovem até ele. A reação do comandante demonstra que ele já havia decidido o curso de ação enquanto ouvia o rapaz:

“Não deixe ninguém saber que você me contou isso.” (Atos 23:22 NVT)

O comandante determinou que Paulo fosse transferido para Cesareia, onde ficava a sede do governo romano na região. Paulo foi escoltado e acompanhado de uma carta explicando as razões para seu envio. Na mensagem, o comandante Cláudio Lísias descreveu as circunstâncias sob as quais Paulo foi capturado e destacou que as acusações contra ele eram de natureza teológica, e não criminal (Atos 23:29). O governador Félix aceitou julgar o caso e, até que os acusadores de Paulo chegassem, ele foi mantido preso “mantido na prisão do palácio que Herodes havia construído” (Atos 23:35 NVT).

Deus age de formas singulares e surpreendentes! Havia diversas maneiras pelas quais Paulo poderia chegar a Cesareia, mas Deus escolheu utilizar a proteção do exército romano para levá-lo diante de seus oponentes. Quando Deus intervém, as coisas acontecem de modo muito melhor do que podemos imaginar, pois Seus propósitos são sempre maiores que os nossos!

“Toda a glória seja a Deus que, por Seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar. A Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus por todas as gerações, para todo o sempre! Amém.” (Efésios 3:20-21 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!