Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia João 6:66-69

 “Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos Doze: ‘Quereis vós também retirar-vos?’ Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: ‘Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente’.”

Qual das duas situações você consideraria pior: que uma pessoa declare abertamente que não tem qualquer interesse em Cristo ou segui-Lo por motivações erradas? Talvez alguns afirmem que não há diferença entre as duas posturas. No entanto, ao examinarmos pelo ponto de vista humano, a situação daqueles que seguem a Cristo por motivos errados é pior porque, na verdade, não estão apenas iludindo a si mesmos, mas também enganando a própria Igreja ao se comportarem como falsos discípulos.

Essa é, muitas e várias vezes, a real situação atual da Igreja. Nem todos que se unem a ela estão verdadeiramente seguindo a Cristo e, esse equívoco tem sido endossado em pregações que, na maioria das vezes, são direcionadas ao verdadeiro cristão, mas que têm pouco impacto para aqueles que não possuem a essência da fé. A ausência de confronto com relação aos desafios do discipulado tem sido uma lacuna entre os cristãos. Essa confrontação é fundamental, pois, o próprio Jesus sempre se preocupou em garantir que homens e mulheres O seguissem por motivos genuínos – como podemos observar no contexto dos versículos de hoje.

“Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.”

Desde quando? E por que muitos retrocederam em andar com Jesus? Desde que foram confrontados com a essência do Evangelho e, quando confrontados, perceberem que estavam seguindo Jesus por razões equivocadas. Simples assim!

Anteriormente, Jesus já havia advertido a multidão, dizendo: “Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes (João 6:26). Ele já estava apontando que muitos dentre a multidão O seguiam por motivos puramente materialistas. Vieram até o Senhor (leia João 6:23,24), mas não demonstravam um interesse genuíno em segui-Lo e, quando o fizeram, tinham como primazia a motivação egoísta de saciar sua fome física.

Infelizmente, nos dias atuais, há muitos que “seguem” a Cristo por motivos semelhantes: buscam posição, reputação, cura, poder ou vantagens para seus negócios e carreiras, utilizando a Igreja como meio para alcançar seus interesses pessoais. Alguns o fazem porque acreditam que podem se beneficiar da cruz e, assim, estarão livres do inferno e castigo eterno. Diante disso, é essencial refletir sobre a real motivação daqueles que dizem seguir a Cristo.

O interessante é que Jesus também confrontou aqueles que ficaram, e tal pergunta continua válida até hoje, nos desafiando a examinarmos sinceramente nossos corações e motivações:

“Então disse Jesus aos Doze: ‘Quereis vós também retirar-vos?’”

A multidão e os Doze ouviram o mesmo “duro discurso” (leia João 6:60) haviam testemunhado o milagre da multiplicação, colocando-os em igual posição. Diante disso, Jesus questiona os Doze se também desejavam partir. Contudo, Simão Pedro respondeu com confiança:

“Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.”

A resposta de Pedro não foi apenas emocional, mas uma expressão profunda de sua fé. Ele havia compreendido que não poderia salvar a si mesmo e reconheceu sua total dependência de Cristo. Além de reconhecer sua condição diante de Deus, ele também declara que tem certeza absoluta que não tem para quem ir, que não encontraria vida eterna em outro, senão Cristo, e ainda justifica a base da sua fé:

“E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.”

Seguir verdadeiramente a Cristo implica crer que é Ele quem opera nossa salvação através de Seu sacrifício perfeito. Tal sacrifício não apenas nos libertou da culpa do pecado, mas também do seu poder sobre nós. No entanto, muitos têm abandonado essa verdade, o mundo tem se tornado cada vez mais impiedoso, e o homem, com seu orgulho intelectual, tem rejeitando a Palavra de Deus.

Portanto, examine-se e esquadrinhe-se a si mesmo, pois

“ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o Reino de Deus” (Lucas 9:62).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Escola Bíblica (Quinta)

“Esperança e Perseverança: As Âncoras da Fé

Estudo Bíblico nos Lares

Evangelho de João – A Encarnação do Verbo

Culto pré-teens

“A vida que você vive tem feito Cristo conhecido?”

Clube Virtude

Nosso Clube + Adolescentes

Escola Bíblica (Domingo)

A Urgência da Missão

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!