Leia Tiago 4:3:
“E, quando pedem, não recebem, pois seus motivos são errados; pedem apenas o que lhes dará prazer.”
Orar de maneira eficaz envolve transformação e renovação. Quando oramos, começamos a desejar o que Deus deseja e amar o que Ele ama. A oração é um dos meios que o próprio Senhor usa para nos transformar.
Jesus é um exemplo de como a oração deve ser parte integral de nossas vidas, como mostrado em Marcos 1:35, onde ele se levantou antes do amanhecer para orar em um lugar isolado. Para orarmos de maneira correta, precisamos parar de enxergar a oração como uma rotina casual e torná-la a nossa vida (leia 1 Tessalonicenses 5:17).
A verdadeira oração é algo que aprendemos (leia Lucas 11:1,2). Os discípulos pediram a Jesus que os ensinassem a orar. Eles haviam orado a vida toda, porém, algo acerca da qualidade da oração de Jesus levou os discípulos a reconhecerem quão pouco sabiam a respeito desta prática. Mas, aprender a orar é um processo e requer mudanças. Se não estivermos dispostos a mudar, desistiremos da oração. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais notamos nossa necessidade de parecer com Cristo. Ao orarmos, lenta e graciosamente, o Senhor revela nossos esconderijos, pecados, e nos livra deles. Que tal orar agora?
“Examine-me, ó Deus, e conhece meu coração; prova-me e veja meus pensamentos. Mostra-me se há em mim algo que te ofende e me conduza pelo caminho eterno”.
(Salmos 139:23-24)
Amém?