Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Filipenses

Leitura Bíblica: Filipenses 4:6-7

Versículo-chave: Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus.”  (Filipenses 4:7 NVT)

Todo discípulo de Cristo vive com a expectativa constante de que “o Senhor virá em breve” (Filipenses 4:5 NVT). Por isso, todo discípulo também é chamado a não se deixar dominar por pré(ocupações):

“Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que Ele já fez.” (Filipenses 4:6 NVT)

No Sermão do Monte, Jesus já havia condenado a preocupação excessiva, tratando-a como um mal que precisa ser eliminado da rotina dos Seus discípulos:

 “Por isso eu lhes digo que não se preocupem com a vida diária, se terão o suficiente para comer, beber ou vestir. A vida não é mais que comida, e o corpo não é mais que roupa?” (Mateus 6:25 NVT)

A inquietação diária e o medo do que está por vir não são reações compatíveis com uma fé firme em Deus. Em vez de se entregar à ansiedade, é necessário buscar ao Senhor em oração! Paulo não apenas nos orienta – “não vivam preocupados com coisa alguma” – como também aponta uma alternativa prática e eficiente: “em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que Ele já fez”.

Todas as nossas questões devem ser levadas diante de Deus! Ficar repetindo mentalmente nossas dificuldades só irá intensificar ainda mais a ansiedade. Contudo, ao apresentarmos nossas súplicas com gratidão, somos levados a lembrar das incontáveis demonstrações da graça divina em nossa história. Essas lembranças têm o poder de tranquilizar o coração agitado e alinhar nossa vontade à perfeita vontade de Deus, levando-nos a confiar em Seus caminhos.

Paulo cita a “paz de Deus” como o primeiro fruto da oração:

Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus.”  (Filipenses 4:7 NVT)

Essa paz não depende de circunstâncias ideais nem está sujeita às decisões humanas. Ela surge da convicção de que o Deus que nos salvou continua no controle de todas as coisas!

É uma paz que “que excede todo o entendimento”, ou seja, que vai além do que conseguimos explicar. É um sossego interior mesmo diante das adversidades externas. É uma tranquilidade que permanece em meio à dor, sofrimento, lágrimas, perdas e até mesmo a morte. É a única paz capaz de guardar nosso coração e nossa mente em Cristo Jesus!

A cidade de Filipos era uma colônia do império romano e, por isso, os filipenses estavam familiarizados com a presença de guardas fazendo vigília. Essa imagem é usada por Paulo ao dizer que a paz de Deus “guardará” nossa mente, remetendo à figura de sentinelas que protegem a cidade.

A “paz de Deus” atua como um exército que nos protege tanto das pressões externas quanto dos medos internos. Ela resguarda nossas decisões diante das incertezas e nossos sentimentos diante de pensamentos ansiosos. Essa “guarda” é realizada “em Cristo Jesus”, nosso Senhor e Salvador, que é a fonte definitiva da nossa paz.

“Que a paz de Cristo governe o nosso coração, pois, como membros do mesmo corpo, somos chamados a viver em paz!” (Colossenses 3:15 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!