Leitura Bíblica: Efésios 1:15-23
Versículo-chave: “…peço que Deus, o Pai glorioso de nosso Senhor Jesus Cristo, lhes dê sabedoria espiritual e entendimento para que cresçam no conhecimento dele.” (Efésios 1:17 NVT)
Após apresentar as bênçãos espirituais em Cristo, o apóstolo Paulo ora de forma incisiva por seus destinatários – obviamente não se limitando à igreja em Éfeso, mas toda a igreja militante que teve acesso a essa carta ao longo de toda a história do cristianismo.
“…peço que Deus, o Pai glorioso de nosso Senhor Jesus Cristo, lhes dê sabedoria espiritual e entendimento para que cresçam no conhecimento dele.” (Efésios 1:17 NVT)
A “sabedoria”, nesse contexto, diz respeito à capacidade prática de viver segundo os propósitos de Deus que, para isso, é preciso conhecê-los. Assim, a palavra traduzida como “entendimento” é apokalypsis, um termo grego que significa “revelação”, ou seja, tornar visível o que estava oculto. Esse deve ser o nosso desejo: ter um conhecimento íntimo e profundo de Deus.
O apóstolo segue orando para que o coração a igreja seja iluminado, de modo que compreenda:
- A gloriosa expectativa reservada àqueles que foram chamados em Cristo (Romanos 8:24-25; 1 Coríntios 2:9).
- A rica, gloriosa e eterna herança espiritual, compartilhada na comunhão do Corpo de Cristo (1 Coríntios 12:12-13).
- E a grandeza insuperável do poder de Deus que opera em favor dos que confiam nEle. Este é o “mesmo poder grandioso que ressuscitou Cristo dos mortos e o fez sentar-se no lugar de honra, à direita de Deus, nos domínios celestiais” (Efésios 1:20 NVT; Romanos 8:11).
Paulo descreve esse poder de Deus em ação, afirmando que Deus exaltou Cristo acima de toda autoridade, domínio, governo e qualquer outro nome, tanto no presente século quanto no porvir. Deus sujeitou todas as coisas ao senhorio de Cristo e o constituiu Cabeça sobre tudo, especialmente em benefício da Igreja, descrita como Seu corpo, a plenitude daquele que “enche consigo mesmo todas as coisas em toda parte” (Efésios 1:23 NVT).
A oração de Paulo evidencia que os cristãos em Éfeso (e de todas as épocas) precisam crer e viver sua identidade em Cristo: redimidos, selados pelo Espírito, adotados como filhos e herdeiros do Reino de Deus. Tal entendimento modifica radicalmente nossa forma de olhar e viver neste mundo caído. Pois o mesmo poder que triunfou sobre o pecado, a carne e Satanás continua agindo em nós, fortalecendo-nos para viver em santidade, perseverar na fé e aguardar com confiança “o dia em que será revelada a glória de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo” (Tito 2:13 NVT).