Leia Mateus 6:28-29:
“E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; e eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.”
Hoje vamos refletir sobre o que os lírios do campo têm a nos ensinar sobre confiar em Deus para suprir nossas necessidades, inclusive em relação às nossas vestes. É necessário lembrarmos que nossa vestimenta não deve ser motivo de preocupação excessiva. Embora seja importante vestir para cobrir e manter nosso corpo aquecido, precisamos tomar cuidado pois, muitas vezes, nos tornamos tão ansiosos sobre a beleza e a variedade de nossas roupas, que acabamos esquecendo do essencial. Há cristãos endividados pelo vício excessivo por comprar itens que nunca serão usados!
Refletindo sobre os lírios, podemos perceber que, apesar de sua beleza e diversidade de cores, são plantas frágeis e transitórias, assim como as nossas vidas. Em 1 Pedro 1:24 está escrito que nossos dias são como a erva, que existe hoje e em pouco tempo não será mais lembrada. Porém, os lírios, apesar de frágeis, são livres de preocupações e não precisam trabalhar ou tecer para ter suas vestes, pois são cuidados pelo Criador.
No entanto, isso não significa que devemos negligenciar nossas atividades diárias, pois a ociosidade excessiva é sinal de preguiça e não demonstra confiança em Deus (leia Provérbios 6:6-11). Devemos trabalhar diligentemente e confiar que Deus abençoará nossos esforços. Mesmo que enfrentemos enfermidades ou incapacidades para trabalhar, podemos confiar que Deus é poderoso para suprir todas as nossas necessidades. O mesmo Deus que cuida dos lírios do campo, também cuidará de nós, seus servos.
Portanto, nenhum ser humano, por mais que se preocupe, pode acrescentar um único centímetro à sua estatura (leia Mateus 6:27). Por este e tantos outros motivos, deixemos de lado a ansiedade por tentar controlar tudo, e perseveremos em confiança na paz e providência de Deus.