Leia Filipenses 1:9
“E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento.”
Após alegrar-se com os genuínos sinais de conversão dos filipenses, Paulo dedica sua carta em oração à maturidade espiritual dos irmãos. Ele inicia orando para que o amor deles “cresça mais e mais”. O verdadeiro amor, inegavelmente, é fruto da obra do Espírito Santo na vida de uma pessoa (leia Gálatas 5:22,23), e está intrinsecamente ligado ao novo nascimento e à santificação.
O apóstolo João enfatiza categoricamente que:
“Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1 João 4:7,8).
Andar em “amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” (leia Mateus 22:37-39) é uma ordenança divina, contudo, alguns interpretam erroneamente o amor como uma inclinação emocional. No entanto, a Bíblia é clara quanto ao significado de amar a Deus e ao próximo:
“Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.” (1 João 5:2,3)
Amar a Deus, portanto, implica em conhecer a Deus e obedecer Seus mandamentos. Ao mesmo tempo, à medida que conhecemos a Deus, mais O amamos e, consequentemente, expressamos amor uns aos outros, conforme ensina o apóstolo Paulo:
“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: ‘Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás’; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’.” (Romanos 13:8,9)
Portanto, quando Deus nos exorta ao amor, não apela simplesmente às nossas emoções, pois o amor implica em conhecimento e obediência consciente. A oração de Paulo é clara: que o amor dos filipenses “cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento.”
Consequentemente, possuir conhecimento desprovido de amor significa negligenciar a obediência ao que se sabe que Deus requer. O conhecimento desvinculado da obediência pode gerar cristãos orgulhosos, mas o conhecimento aliado à obediência em amor edificará a Igreja de Cristo.
Reflita: você tem sido obediente?
🙏