Leia Atos 16:6,7,10
“E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lhe permitiu… E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o Evangelho.”
Paulo e seu companheiro Silas viajaram através da Frígia e da província da Galácia, onde aparentemente o Evangelho já havia sido estabelecido. Na carta aos Gálatas, Paulo menciona que ele lhes anunciou o Evangelho pela primeira vez e foi bem recebido por eles (leia Gálatas 4:13-15).
Logo após, lemos que Paulo e Silas “foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia”. É possível que as pessoas naquela região ainda não estivessem prontas para receber o Evangelho, como aconteceu mais tarde (leia Atos 19:10), mas não podemos afirmar com certeza. O fato é que, quando eles “intentaram ir para Bitínia, o Espírito não lhe permitiu”. Ao invés de questionarmos o motivo desses impedimentos, devemos ter esse relato como um aviso solene para obedecermos a Deus em todo tempo, pois os servos de Jesus, o Cristo, devem sempre buscar e estar sob a direção do Espírito Santo. Infelizmente, isso não é algo que vemos com frequência nos dias de hoje, você concorda?
Após serem impedidos de ir a Bitínia, eles desceram para Trôade, onde Paulo teve uma visão durante a noite (leia Atos 16:9). “E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o Evangelho”. Um detalhe importante aqui é que o verbo “procurar” está no plural, “nós procuramos”; porque em Trôade, Lucas (o escritor do livro) se juntou a Paulo e Silas. Daqui em diante, na maior parte do relato das viagens de Paulo, Lucas se inclui entre aqueles que o acompanhavam.
Paulo e Silas perceberam que o Senhor os chamava para pregar o Evangelho na Macedônia, e estavam prontos para ir onde quer que Deus os direcionasse. Eles serviam com alegria e entusiasmo, pois reconheciam que Jesus os chamava para anunciar o Evangelho naquele momento, naquele lugar e para aquele povo. Embora não pudessem partir imediatamente para a Macedônia, eles prontamente procuraram partir. Os chamados de Deus devem ser atendidos prontamente!
Será que também temos agido assim? Temos a mesma disposição de pregar o Evangelho com alegria?
Ou ainda, temos obedecido prontamente ao chamado de Deus?
Se sim, rendamos graças ao Senhor por isso.
Se não, obedeçamos agora para que o nosso coração não se endureça!