Leitura Bíblica: Marcos 15:16-20
Versículos-chave: “Vestiram Jesus com um manto vermelho, teceram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Então o saudavam, zombando: ‘Salve, rei dos judeus!’. Batiam em sua cabeça com uma vara, cuspiam nele e ajoelhavam-se, fingindo adorá-lo.” (Marcos 15:17-19 NVT)
Após ter sido insultado pela multidão e cruelmente açoitado, Jesus foi cercado pelos soldados do governador. A intenção daqueles homens era ridicularizar e zombar do “Rei dos Judeus”. Eles “vestiram Jesus com um manto vermelho”, possivelmente uma peça já descartada por algum soldado. A intenção era imitar uma túnica real. É importante considerar que, nesse ponto, o corpo de Jesus já estava dilacerado pelas agressões; por isso, o simples ato de ser despido e vestido (Mateus 27:28) provocou uma dor extremamente aguda.
Os soldados também providenciaram “uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça”. Mais do que zombaria, aquela atitude visava intensificar o sofrimento de Jesus. Os espinhos penetraram sua pele, gerando, obviamente, sangramentos profundos. No entanto, aquela coroa carregava um simbolismo ainda mais significativo: Cristo usou a coroa de espinhos que era destinada a nós, para que pudéssemos usar a coroa de glória que somente Ele merecia!
Além do “manto vermelho” e da “coroa de espinhos”, os soldados colocaram em sua mão direita “um caniço, como se fosse um cetro” (Mateus 27:29 NVT). Então começaram a saudá-lo com escárnio: “Salve, rei dos judeus!”. E como se não bastasse tanta humilhação, desceram ao nível mais vil e ofensivo possível:
“Batiam em sua cabeça com uma vara, cuspiam nele e ajoelhavam-se, fingindo adorá-lo.” (Marcos 15:19 NVT)
Todos aqueles que aparentam submissão a Cristo, mas vivem entregues aos desejos terrenos, se assemelham aos soldados que se ajoelharam de forma hipócrita. Aqueles que dobram os joelhos e que louvam a Deus com os lábios, mas permanece com o coração longe dEle, insultam o Salvador com atitudes semelhantes.
“Quando se cansaram de zombar dele, tiraram o manto vermelho e o vestiram com suas roupas. Então o levaram para ser crucificado.” (Marcos 15:20 NVT)
Agora, a cruz e a humilhação caminham juntas. Jesus abdica das honras correspondentes à sua divindade, se despoja de sua glória e se entrega, não só à morte, mas à morte na cruz. Conforme a lei de Moisés, “todo aquele que é pendurado num madeiro é maldito aos olhos de Deus” (Deuteronômio 21:23 NVT). Cristo suportou essa dor voluntariamente, para que homens e mulheres marcados pelo pecado pudessem ser libertos. Portanto, precisamos nos lembrar de que nossas transgressões foram a razão de tamanho sofrimento; pois somente assim poderemos compreender as palavras do profeta Isaías:
“Todos nós nos desviamos como ovelhas; deixamos os caminhos de Deus para seguir os nossos caminhos. E, no entanto, o Senhor fez cair sobre ele os pecados de todos nós.” (Isaías 53:6 NVT)