Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 15:16-20

Versículos-chave: “Vestiram Jesus com um manto vermelho, teceram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Então o saudavam, zombando: ‘Salve, rei dos judeus!’. Batiam em sua cabeça com uma vara, cuspiam nele e ajoelhavam-se, fingindo adorá-lo.” (Marcos 15:17-19 NVT)

Após ter sido insultado pela multidão e cruelmente açoitado, Jesus foi cercado pelos soldados do governador. A intenção daqueles homens era ridicularizar e zombar do “Rei dos Judeus”. Eles “vestiram Jesus com um manto vermelho”, possivelmente uma peça já descartada por algum soldado. A intenção era imitar uma túnica real. É importante considerar que, nesse ponto, o corpo de Jesus já estava dilacerado pelas agressões; por isso, o simples ato de ser despido e vestido (Mateus 27:28) provocou uma dor extremamente aguda.

Os soldados também providenciaram “uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça”. Mais do que zombaria, aquela atitude visava intensificar o sofrimento de Jesus. Os espinhos penetraram sua pele, gerando, obviamente, sangramentos profundos. No entanto, aquela coroa carregava um simbolismo ainda mais significativo: Cristo usou a coroa de espinhos que era destinada a nós, para que pudéssemos usar a coroa de glória que somente Ele merecia!

Além do “manto vermelho” e da “coroa de espinhos”, os soldados colocaram em sua mão direita “um caniço, como se fosse um cetro” (Mateus 27:29 NVT). Então começaram a saudá-lo com escárnio: “Salve, rei dos judeus!”. E como se não bastasse tanta humilhação, desceram ao nível mais vil e ofensivo possível:

 “Batiam em sua cabeça com uma vara, cuspiam nele e ajoelhavam-se, fingindo adorá-lo.” (Marcos 15:19 NVT)

Todos aqueles que aparentam submissão a Cristo, mas vivem entregues aos desejos terrenos, se assemelham aos soldados que se ajoelharam de forma hipócrita. Aqueles que dobram os joelhos e que louvam a Deus com os lábios, mas permanece com o coração longe dEle, insultam o Salvador com atitudes semelhantes.

“Quando se cansaram de zombar dele, tiraram o manto vermelho e o vestiram com suas roupas. Então o levaram para ser crucificado.” (Marcos 15:20 NVT)

Agora, a cruz e a humilhação caminham juntas. Jesus abdica das honras correspondentes à sua divindade, se despoja de sua glória e se entrega, não só à morte, mas à morte na cruz. Conforme a lei de Moisés, “todo aquele que é pendurado num madeiro é maldito aos olhos de Deus” (Deuteronômio 21:23 NVT). Cristo suportou essa dor voluntariamente, para que homens e mulheres marcados pelo pecado pudessem ser libertos. Portanto, precisamos nos lembrar de que nossas transgressões foram a razão de tamanho sofrimento; pois somente assim poderemos compreender as palavras do profeta Isaías:

“Todos nós nos desviamos como ovelhas; deixamos os caminhos de Deus para seguir os nossos caminhos. E, no entanto, o Senhor fez cair sobre ele os pecados de todos nós.”  (Isaías 53:6 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!