Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 15:16-20

Versículos-chave: “Vestiram Jesus com um manto vermelho, teceram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Então o saudavam, zombando: ‘Salve, rei dos judeus!’. Batiam em sua cabeça com uma vara, cuspiam nele e ajoelhavam-se, fingindo adorá-lo.” (Marcos 15:17-19 NVT)

Após ter sido insultado pela multidão e cruelmente açoitado, Jesus foi cercado pelos soldados do governador. A intenção daqueles homens era ridicularizar e zombar do “Rei dos Judeus”. Eles “vestiram Jesus com um manto vermelho”, possivelmente uma peça já descartada por algum soldado. A intenção era imitar uma túnica real. É importante considerar que, nesse ponto, o corpo de Jesus já estava dilacerado pelas agressões; por isso, o simples ato de ser despido e vestido (Mateus 27:28) provocou uma dor extremamente aguda.

Os soldados também providenciaram “uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça”. Mais do que zombaria, aquela atitude visava intensificar o sofrimento de Jesus. Os espinhos penetraram sua pele, gerando, obviamente, sangramentos profundos. No entanto, aquela coroa carregava um simbolismo ainda mais significativo: Cristo usou a coroa de espinhos que era destinada a nós, para que pudéssemos usar a coroa de glória que somente Ele merecia!

Além do “manto vermelho” e da “coroa de espinhos”, os soldados colocaram em sua mão direita “um caniço, como se fosse um cetro” (Mateus 27:29 NVT). Então começaram a saudá-lo com escárnio: “Salve, rei dos judeus!”. E como se não bastasse tanta humilhação, desceram ao nível mais vil e ofensivo possível:

 “Batiam em sua cabeça com uma vara, cuspiam nele e ajoelhavam-se, fingindo adorá-lo.” (Marcos 15:19 NVT)

Todos aqueles que aparentam submissão a Cristo, mas vivem entregues aos desejos terrenos, se assemelham aos soldados que se ajoelharam de forma hipócrita. Aqueles que dobram os joelhos e que louvam a Deus com os lábios, mas permanece com o coração longe dEle, insultam o Salvador com atitudes semelhantes.

“Quando se cansaram de zombar dele, tiraram o manto vermelho e o vestiram com suas roupas. Então o levaram para ser crucificado.” (Marcos 15:20 NVT)

Agora, a cruz e a humilhação caminham juntas. Jesus abdica das honras correspondentes à sua divindade, se despoja de sua glória e se entrega, não só à morte, mas à morte na cruz. Conforme a lei de Moisés, “todo aquele que é pendurado num madeiro é maldito aos olhos de Deus” (Deuteronômio 21:23 NVT). Cristo suportou essa dor voluntariamente, para que homens e mulheres marcados pelo pecado pudessem ser libertos. Portanto, precisamos nos lembrar de que nossas transgressões foram a razão de tamanho sofrimento; pois somente assim poderemos compreender as palavras do profeta Isaías:

“Todos nós nos desviamos como ovelhas; deixamos os caminhos de Deus para seguir os nossos caminhos. E, no entanto, o Senhor fez cair sobre ele os pecados de todos nós.”  (Isaías 53:6 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!