Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 14:24-26

Versículo-chave: “Então Jesus disse: ‘Este é o meu sangue, que confirma a aliança. Ele é derramado como sacrifício por muitos’.” (Marcos 14:24 NVT)

A expiação — processo pelo qual nossos pecados são perdoados, removidos; e a propiciação — processo em que a ira de Deus é aplacada — se destacam de forma notável em toda a celebração da Ceia. Compreender esses princípios com clareza nos proporcionará a postura correta diante da Ceia do Senhor.

O pão e o cálice nos trazem à memória que foi pago um custo altíssimo para nossa libertação (1 Pedro 1:18-19). Assim, somente aqueles que foram espiritualmente vivificados em Cristo têm o direito de participar da Ceia.

Vocês estavam mortos por causa de sua desobediência e de seus muitos pecados […] Mas Deus é tão rico em misericórdia e nos amou tanto que, embora estivéssemos mortos por causa de nossos pecados, Ele nos deu vida juntamente com Cristo. É pela graça que vocês são salvos!” (Efésios 2:1,4-5 NVT)

Comer o pão e beber o cálice são gestos de quem está espiritualmente vivo, ou seja, somente os que passaram pelo novo nascimento, regenerados pela ação do Espírito Santo. Assim, os elementos físicos e visíveis — o pão e o vinho — nos auxiliarão a lembrar da realidade invisível e interna que fortalece nossa fé.

“Então Jesus disse: ‘Este é o meu sangue, que confirma a aliança. Ele é derramado como sacrifício por muitos’.” (Marcos 14:24 NVT)

A expressão “aliança” é muito familiar ao contexto judaico, pois remete ao compromisso solene estabelecido por Deus com o povo de Israel (Êxodo 24:7-8). Violar a Lei implicava na quebra da aliança, o que afetava diretamente o relacionamento com Deus, já que esse vínculo exigia fidelidade e obediência. No entanto, como nenhum ser humano era capaz de cumprir a Lei em sua totalidade, o homem sempre permanecia em débito.

“Agora, porém, Jesus, nosso Sumo Sacerdote, recebeu um ministério superior, pois Ele é o mediador de uma aliança superior, baseada em promessas superiores. Se a primeira aliança fosse perfeita, não teria havido necessidade de outra para substituí-la.” (Hebreus 8:6-7 NVT)

Desse modo, Jesus institui uma nova aliança, um novo tipo de relacionamento entre Deus e o homem que não se baseia na Lei, mas exclusivamente no sangue de Cristo “derramado como sacrifício por muitos”. É importante perceber que essa redenção é específica e não universal: o sangue de Jesus não foi derramado por toda a humanidade, mas pelos que foram escolhidos para a salvação (Isaías 53:12; Mateus 20:28; Marcos 10:45).

Logo, para os salvos, a Ceia do Senhor remete ao passado: à cruz de Cristo e ao Seu sacrifício substitutivo pelos eleitos. Contudo, ela também aponta para o futuro: o céu, as bodas do Cordeiro, quando Ele nos receberá para a celebração do grande banquete celestial:

“Eu lhes digo a verdade: ‘não voltarei a beber vinho até aquele dia em que beberei um vinho novo no Reino de Deus’.” (Marcos 14:25 NVT)

Portanto, o Cristo que foi crucificado e agora vive — ressuscitado, exaltado e entronizado —será o centro da grande celebração preparada por Deus.

“Felizes os que são convidados para o banquete de casamento do Cordeiro!” (Apocalipse 19:9 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!