Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 14:24-26

Versículo-chave: “Então Jesus disse: ‘Este é o meu sangue, que confirma a aliança. Ele é derramado como sacrifício por muitos’.” (Marcos 14:24 NVT)

A expiação — processo pelo qual nossos pecados são perdoados, removidos; e a propiciação — processo em que a ira de Deus é aplacada — se destacam de forma notável em toda a celebração da Ceia. Compreender esses princípios com clareza nos proporcionará a postura correta diante da Ceia do Senhor.

O pão e o cálice nos trazem à memória que foi pago um custo altíssimo para nossa libertação (1 Pedro 1:18-19). Assim, somente aqueles que foram espiritualmente vivificados em Cristo têm o direito de participar da Ceia.

Vocês estavam mortos por causa de sua desobediência e de seus muitos pecados […] Mas Deus é tão rico em misericórdia e nos amou tanto que, embora estivéssemos mortos por causa de nossos pecados, Ele nos deu vida juntamente com Cristo. É pela graça que vocês são salvos!” (Efésios 2:1,4-5 NVT)

Comer o pão e beber o cálice são gestos de quem está espiritualmente vivo, ou seja, somente os que passaram pelo novo nascimento, regenerados pela ação do Espírito Santo. Assim, os elementos físicos e visíveis — o pão e o vinho — nos auxiliarão a lembrar da realidade invisível e interna que fortalece nossa fé.

“Então Jesus disse: ‘Este é o meu sangue, que confirma a aliança. Ele é derramado como sacrifício por muitos’.” (Marcos 14:24 NVT)

A expressão “aliança” é muito familiar ao contexto judaico, pois remete ao compromisso solene estabelecido por Deus com o povo de Israel (Êxodo 24:7-8). Violar a Lei implicava na quebra da aliança, o que afetava diretamente o relacionamento com Deus, já que esse vínculo exigia fidelidade e obediência. No entanto, como nenhum ser humano era capaz de cumprir a Lei em sua totalidade, o homem sempre permanecia em débito.

“Agora, porém, Jesus, nosso Sumo Sacerdote, recebeu um ministério superior, pois Ele é o mediador de uma aliança superior, baseada em promessas superiores. Se a primeira aliança fosse perfeita, não teria havido necessidade de outra para substituí-la.” (Hebreus 8:6-7 NVT)

Desse modo, Jesus institui uma nova aliança, um novo tipo de relacionamento entre Deus e o homem que não se baseia na Lei, mas exclusivamente no sangue de Cristo “derramado como sacrifício por muitos”. É importante perceber que essa redenção é específica e não universal: o sangue de Jesus não foi derramado por toda a humanidade, mas pelos que foram escolhidos para a salvação (Isaías 53:12; Mateus 20:28; Marcos 10:45).

Logo, para os salvos, a Ceia do Senhor remete ao passado: à cruz de Cristo e ao Seu sacrifício substitutivo pelos eleitos. Contudo, ela também aponta para o futuro: o céu, as bodas do Cordeiro, quando Ele nos receberá para a celebração do grande banquete celestial:

“Eu lhes digo a verdade: ‘não voltarei a beber vinho até aquele dia em que beberei um vinho novo no Reino de Deus’.” (Marcos 14:25 NVT)

Portanto, o Cristo que foi crucificado e agora vive — ressuscitado, exaltado e entronizado —será o centro da grande celebração preparada por Deus.

“Felizes os que são convidados para o banquete de casamento do Cordeiro!” (Apocalipse 19:9 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!