Leitura Bíblica: Marcos 2:23-28
Versículo-chave: “Então Jesus disse: ‘O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado’.” (Marcos 2:27 NVT)
Em um sábado, Jesus caminhava com Seus discípulos pelos campos de trigo. Durante a caminhada, os discípulos “começaram a colher espigas” (Marcos 2:23 NVT). Imediatamente, os fariseus os confrontaram:
“Por que seus discípulos desobedecem à lei colhendo cereal no sábado?” (Marcos 2:24 NVT)
Os fariseus eram religiosos legalistas que valorizavam apenas a aparência externa da devoção, firmando-se em tradições criadas por eles mesmos. Sua religiosidade era sustentada por jejuns, trajes específicos e formas ritualísticas de culto, enquanto aspectos essenciais como fé verdadeira, arrependimento sincero e santidade eram negligenciados.
Ao passarem pelos campos num sábado, os discípulos pegaram algumas espigas para saciar a fome, o que não contrariava a Lei. A Lei de Moisés autorizava que se colhessem espigas com as mãos para este propósito (saciar a fome), mesmo se alguém estivesse transitando por plantações alheias (Deuteronômio 23:24-25). Isso mostra que os discípulos não estavam cometendo furto. No entanto, a acusação dos fariseus não era sobre propriedade, mas sobre a ideia de que a atitude dos discípulos equivalia a realizar uma colheita, algo proibido no sábado (Êxodo 34:21).
Jesus respondeu à crítica dos fariseus revelando a ignorância deles em relação às Escrituras. Ele citou o episódio em que Davi, fugindo de Saul, comeu os pães sagrados, junto com seus companheiros famintos (1 Samuel 21:1-6). Assim, Jesus diz que Ele e Seus discípulos têm a mesma liberdade que Davi e seus soldados tiveram naquela ocasião. E acrescentou:
“O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” (Marcos 2:27 NVT)
Deus instituiu o sábado – que literalmente significa “descanso” – como um benefício para o homem, e não um peso a ser carregado. O ser humano não foi criado para se submeter ao sábado como a um jugo, pois o propósito original do sábado nunca foi impedir atos de compaixão nem a satisfação de necessidades legítimas.
No contexto cristão, o dia dedicado ao Senhor é o domingo, o primeiro dia da semana. Não somos obrigados a guardar o sábado, pois esse mandamento foi dado especificamente ao povo de Israel (Êxodo 31:12-15). Além disso, o repouso eterno de todo cristão está em Cristo:
“Logo, ainda há um descanso definitivo à espera do povo de Deus […] Portanto, esforcemo-nos para entrar nesse descanso!” (Hebreus 4:9,11 NVT)