Leia Atos 8:4
“Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra.”
No livro de Atos, é possível notar que, mesmo diante de situações difíceis que poderiam desanimar os discípulos, estes não se deixaram abater e seguiram propagando a palavra de Cristo. É interessante observar que Deus pode usar momentos de crise para nos impulsionar a sair da nossa zona de conforto e fazer a sua vontade. Esse foi o caso descrito em Atos 8, quando a perseguição provocou a dispersão dos discípulos; ao invés de ficarem parados “os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra.”
Filipe, um dos sete homens nomeados para diaconia (leia Atos 6:5), desceu até a cidade de Samaria e lá anunciou o evangelho de Cristo. Sua pregação resultou em grande alegria na cidade. Posteriormente, Pedro e João foram enviados pelos apóstolos para dar continuidade à obra que Filipe havia começado (leia Atos 8:14). No entanto, essa missão não foi fácil, já que a cultura da época “doutrinava” os judeus a evitarem os samaritanos (leia João 4:9). Você sabe quem eram os samaritanos?
Após a morte do Rei Salomão, o reino de Israel se dividiu em duas nações: Israel e Judá (1 Reis 12). Enquanto o povo de Judá continuou a adorar a Deus em Jerusalém, o povo de Israel passou a misturar a adoração ao Deus verdadeiro com falsos deuses, incluindo a idolatria. A capital do reino de Israel era Samaria.
Após muitos anos de práticas idólatras, o reino de Israel, composto por dez tribos, foi conquistado pelo rei da Assíria. Muitos israelitas foram levados para outras partes do império e, em seu lugar, foram trazidas pessoas de outras nações para Samaria (2 Reis 17:23-24). Os judeus que ficaram em Samaria se misturaram com os novos habitantes e, assim, surgiu o povo samaritano. Como resultado, os judeus do sul (Jerusalém), passaram a odiar os samaritanos.
Você consegue imaginar como foi difícil para os apóstolos cumprir o “ide” em Samaria, após décadas de divisão e inimizade?
E se fosse você? Se o Senhor lhe enviasse para o outro lado da rua a pregar para seu vizinho? Ou aquele parente que você não lida muito bem? Obedeceria ao Senhor ou resistiria?
Medite sobre isso!