Leia Atos 14:21,22
“E, tendo anunciado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia, confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.”
O capítulo 14 de Atos dos Apóstolos relata, pela graça de Deus, o avanço do Evangelho através do ministério de Barnabé e Paulo entre os gentios, mesmo enfrentando oposição, tanto em Icônio quanto em Listra (leia Atos 14:1-18). Apesar das adversidades, Paulo e Barnabé não desanimaram. Após ser apedrejado e até ser considerado morto, Paulo, juntamente com Barnabé, seguiu para Derbe, uma cidade não muito distante dali, para continuar pregando o Evangelho e fazer novos discípulos.
Depois de permanecer o tempo necessário em Derbe, “anunciado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos”, eles retornaram a Listra, Icônio e Antioquia para fortalecer e encorajar aqueles que haviam sido convertidos. Os apóstolos regaram o que haviam semeado, “confirmando os ânimos dos discípulos”. Os recém-convertidos tendem a ser inconstantes e facilmente abalados, e o medo de ir contra a correnteza é uma grande preocupação. Essas dificuldades os levam a considerar a desistência. No entanto, os apóstolos os encorajam a permanecer firmes, pois não há nada mais perigoso do que perder a participação em Cristo, mas também não há benefício maior do que se agarrar a Ele.
Além de fortalecer os discípulos, eles também “exortava-os a permanecer na fé”: É essencial que os recém-convertidos sejam constantemente incentivados a permanecerem firmes na fé, pois estão cercados por tentações que podem os levar à apostasia. Assim, a perseverança precisa ser lembrada e reforçada.
Paulo e Barnabé também os alerta que “por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus”. Todos os que seguem a Cristo, enfrentarão perseguições e dificuldades. Embora possa parecer desanimador para os recém-convertidos, essa afirmação imparcial e realista serve para confirmá-los e fortalecê-los em sua fé em Cristo. E não há alternativa, pois Aquele que soberanamente nos chamou também já determinou que “todos os que querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (leia 2 Timóteo 3:12).
Portanto, ao nos entregarmos a Cristo, aceitamos as condições do discipulado estabelecidas por Ele: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará” (Mateus 16:24,25). E, a confiança dessa perspectiva, em Cristo, torna as muitas tribulações produtoras de um peso eterno de glória mui excelente! (2 Coríntios 4:17).